Publicada em 10/02/2022 às 15h06
O presidente da Costa Rica, Carlos Alvarado, testou positivo para covid-19 nesta quinta-feira (10), informou o governo em comunicado.
Alvarado, que termina o mandato em maio, "apresentou sintomas leves na tarde de quarta-feira e realizou o teste PCR, que deu resultado positivo. O presidente está bem e ficará em isolamento em sua casa", indica o relatório.
"Recebi resultado positivo para covid-19. Tenho duas doses da vacina, me sinto bem e tenho apenas sintomas leves. Estarei seguindo as medidas estabelecidas pelo Ministério da Saúde", disse o presidente em suas redes sociais.
Durante a semana, Alvarado participou de diversas atividades públicas, incluindo a eleição presidencial no domingo e o recebimento de um milhão de vacinas anticovid doadas pelos Estados Unidos.
Há uma semana, foi anunciado que a esposa de Alvarado e primeira-dama, Claudia Dobles, havia testado positivo para a doença. Por isso, não pode votar durante o primeiro turno eleitoral.
Segundo dados do Fundo Costarriquenho de Segurança Social (CCSS), desde março de 2020, quando começou a pandemia, 745.949 habitantes desta nação centro-americana contraíram a doença e 7.730 morreram.
Nas últimas seis semanas houve um repique dos casos no país, chegando a mais de 5.500 infecções diárias.
O CCSS detalhou que 71,9% dos seus 5 milhões de habitantes têm duas doses da vacina e 11,9% já tomaram dose de reforço.