Publicada em 15/02/2022 às 15h55
O site do ministério da defesa da Ucrânia foi atacado por hackers durante esta terça-feira (15) e permanece fora do ar até a última atualização desta reportagem.
O governo ucraniano confirmou o ataque e disse que se passa por uma intervenção por DDOS (sigla utilizada para quando há um movimento de sobrecarga de acessos no site, fazendo com que ele saia do ar).
Por conta da queda de transmissão do site, dois grandes bancos locais (PrivatBank e Oschadbank) não estão conseguindo realizar transações e seus aplicativos para celular estão fora do ar, informou a agência Reuters.
Ainda não há confirmação da origem do ataque.
A Ucrânia tem sido alvo de diversos ataques cibernéticos nos últimos anos, com as suspeitas sempre recaindo sobre a Rússia (que sempre nega qualquer envolvimento).
No mais recente deles, no dia 13 de janeiro, alguns sites do governo ucraniano também sofreram ataques cibernéticos em massa. Foi o caso do Ministério das Relações Exteriores, do Gabinete de Ministros, da Política Agrária, do Conselho de Segurança e Defesa e do Ministério da Educação e Ciência.
Naquele momento um dos sites reproduzia uma frase em três idiomas - ucraniano, polonês e russo - dizendo que todos os dados ucranianos carregados na rede se tornaram públicos.