Publicada em 16/02/2022 às 14h46
Um terremoto de magnitude 6,2 atingiu o sul da Guatemala nesta quarta-feira (16), segundo o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS).
Autoridades locais falam em ao menos duas pessoas mortas, danos nas estruturas de residências e deslizamentos em estradas.
O epicentro do terremoto ficou a menos de 100 km da capital, a uma profundidade de 84 km, segundo o USGS. Uma réplica de 4,8 seguiu o terremoto.
Morte, danos e deslizamentos
Segundo o balanço oficial da Coordenadoria para a Redução de Desastres (Conred), duas pessoas morreram por parada cardíaca por causa dos tremores.
O Conred informou que, até o momento, o terremoto afetou mais de 24 mil pessoas seja pelos deslizamentos de terra que fecharam as estradas, ou pelos danos em residências e cortes de energia.
Tremor sentido no México
O tremor foi sentido também no sul do México. A área é de frequente atividade sísmica e no ano passado foram registrados mais de 125 terremotos, que não resultaram em mortes ou grandes danos.
O Sistema da Conred pediu aos guatemaltecos que estejam "preparados" para o fenômeno imprevisível, adotando as medidas de proteção corretas e sabendo onde se informar.
A Guatemala fica no encontro das placas tectônicas do Caribe, Cocos e da América do Norte, o que gera uma série de movimentos, muitas vezes imperceptíveis para o ser humano.