Publicada em 24/02/2022 às 14h35
Mais uma instituição pública que compõe o sistema de Justiça aderiu ao Fórum Digital, unidade idealizada e implantada pelo Tribunal de Justiça de Rondônia para levar atendimento para regiões distantes de sedes de comarcas. Nesta quarta-feira, 23, o Tribunal Regional Federal da 1ª Região firmou parceria com o TJRO, se comprometendo em estender seus atendimentos para os dois fóruns já em funcionamento no município de Mirante da Serra e no distrito de Extrema. Nesta semana, o Tribunal Regional do Trabalho da 14ª Região, Tribunal Regional Eleitoral e Defensoria Pública do Estado também firmaram parcerias. Com isso, as unidades ampliam sua contribuição para a consolidação da cidadania.
A Justiça Federal em Rondônia foi representada na reunião pelo juiz diretor Flávio Fraga e Silva e pelo servidor Luzival Correia Ferreira. O juiz secretário-geral do TJRO, Rinaldo Forti, e o juiz auxiliar da Corregedoria-Geral da Justiça, Johnny Clemes, explicaram o funcionamento das unidades.
Fóruns digitais
Inaugurados no fim do ano passado, os fóruns estão instalados em prédios cedidos pelas prefeituras e contam com atendimento de estagiários que prestam informações e dão suporte a audiências virtuais no espaço, que é dotado de tecnologia necessária. A instalação dos fóruns atende à resolução do Conselho Nacional de Justiça.
Com a parceria, o TRF passará a atuar com a prestação de atendimento nos dois fóruns já existentes, sem custos para a instituição. A adesão de novos órgãos vai dar elementos para a instalação de outros fóruns digitais em localidades distantes de comarcas.