Publicada em 22/02/2022 às 14h48
Urnas – O Brasil é um País na contramão do mundo. O Congresso Nacional libera R$ 5,6 bilhões para a campanha eleitoral deste ano, mesmo com o mundo enfrentando um desafio à sobrevivência humana devido a pandemia. Na maioria dos órgãos de comunicação o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) desenvolve campanha sistemática para “provar”, que a urna eletrônica é inviolável, confiável, segura, numa época, que até os computadores da NASA foram invadidos por hackers. Hoje basta apertar um botão, para que o mundo seja destruído. Não seria mais simples, e honesto com o eleitor, que banca tudo, após votar receber um tíquete, como ocorre nos caixas dos supermercados para conferir o voto e, posteriormente colocá-lo numa urna para a necessidade de uma recontagem ocorrer a confrontação? O custo não seria bem menor e a eficiência e seriedade garantidas? Realmente o ex-presidente francês Charles de Gaulle tinha razão: ”o Brasil não é um País sério”.
Tapa-buracos – Boa parte das ruas e avenidas de Porto Velho está tomada pelos buracos. Compreensível em razão das chuvas constantes do inverno amazônico, mas nada justifica o abandono pela Secretaria de Obras do município a Semob, e a decisão da direção em paralisar as ações de tapa-buracos no centro e nos bairros. A informação é que “cochilaram” na compra de insumos, por isso a inércia da Semob e com isso acarretando sérios prejuízos para os munícipes, pois os buracos aumentam rapidamente, devido às chuvas intermitentes. Sem manutenção os trabalhos de reparos custam mais e nem sempre ficam eficientes, situação que pode ser corrigida somente com o recapeamento de custo muito maior. Na região do Alphaville/Rio Madeira as ruas às imediações dos conjuntos Pequiás I e II tem buracos nas calçadas esperando a vez!
Veículos – Compradores de veículos usados devem tomar certos cuidados para não ficarem no prejuízo. O alerta é da Polícia Técnico-Científica (Politec), pois somente em 2021 foram emitidos 1.500 laudos periciais de identificação de veículos automotores, através de o diretor geral, Domingos Sávio. Ao adquirir um veículo usado, o comprador deve checar se não é de leilão, e se chassi e motor são originais. Além de perder dinheiro o comprador poderá responder a processo criminal por estar de posse de um veículo oriundo de furto ou roubo. Como o período é de “vacas gordas” na venda de usados, porque devido a pandemia as montadoras reduziram de forma significativa a produção de veículos o mercado do setor está aquecido. O alerta do diretor da Politec é oportuno, porque prudência e caldo de galinha não fazem mal a ninguém...
Vilhena – O prefeito-reeleito de Vilhena, nas eleições de novembro último, Eduardo Japonês e a vice, Patrícia da Glória, ambos do PV estão cassados pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE) de Rondônia, por abuso de poder econômico e utilização de estrutura da prefeitura na campanha eleitoral, dentre outras irregularidades. A sentença foi divulgada na última quinta-feira (17). Japonês e Patrícia recorreram à instância superior, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e continuam nos cargos, mas a sentença, diz que o presidente do Poder Legislativo, no caso Ronildo Macedo (PV) deve assumir e ser convocada eleições suplementares, para escolha do novo prefeito e da vice.
Vilhena II – A cassação de Japonês, além da perda do mandato a sentença diz que o prefeito está com os direitos políticos suspensos por oito anos, o que impediria uma candidatura a deputado federal, como se cogitava recentemente na região polarizada por Vilhena. Japonês e o deputado estadual Luizinho Goebel (PV-Vilhena), líder do governo na Assembleia Legislativa (Ale), hoje, são as lideranças de destaque no Cone Sul, região onde a Família Donadon sempre predominou. Melki foi prefeito em dois mandatos em Vilhena, e de Colorado do Oeste. Sua esposa, Rosani, também prefeita de Vilhena. Os Donadon têm na Assembleia Legislativa a deputada Rosângela, esposa do ex-presidente da Ale-RO, Marcos Donadon. Caso a cassação de Japonês seja confirmada no TSE, antes das eleições gerais de outubro próximo teremos as suplementares, para escolha dos novos prefeito e vice.
Respigo
Expectativa de mobilização policial em Rondônia nesta semana que antecede o feriado de terça-feira (1º) e pontos facultativos de segunda-feira (28) e quarta-feira de Cinzas (2) relacionados ao Carnaval. Quem tem “culpa no cartório” e está ligado à política deverá receber visita-surpresa para o café da manhã +++ É o tipo de “operação”, que não agrada boa parte dos políticos. Mesmo que seja para melhorar o visual... +++ A segunda-feira foi de tempo bom em Porto Velho, mesmo em pleno inverno amazônico (chuvas). Mas hoje (22) São Pedro não deu trégua e abriu a torneira desde as primeiras horas da manhã +++ Servidores da Assembleia Legislativa (Ale) estão com a grana garantida para brincar o Carnaval, mesmo que de forma restrita devido a pandemia. Hoje (22) a conta bancária estava mais “gorda” com o depósito do salário de fevereiro, graças a organização da área de Finanças, comandada pelo ex-deputado estadual Cleiton Roque, com apoio da mesa diretora presidida pelo deputado Alex Redano (PRB-Ariquemes), que tem programação de pagamento de salários e 13º até dezembro.