Publicada em 18/03/2022 às 14h44
Os alunos ingressantes nos cursos técnicos em Eletrotécnica e Edificações do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Porto Velho Calama, foram recepcionados na manhã de quinta-feira, 10, nas dependências do Instituto, pelo Diretor-Geral da instituição, professor Leonardo Pereira Leocádio; Diretor de Ensino, professor Kariston Dias; professora Darlene Mary Campos, do Departamento de Apoio ao Ensino; David Mourão, chefe do Departamento de Apoio ao Estudante e professora Monnike Yasmin, do Departamento de Extensão.
Na ocasião, o Diretor-Geral Leonardo Leocádio deu as boas-vindas a todos os estudantes, destacando a satisfação em poder retornar gradativamente ao ensino presencial e podendo superar as adversidades encontradas nesse período de pandemia. Desejou a todos para que tirem o melhor proveito do aprendizado junto ao IFRO, uma instituição que se esmera para poder oferecer o melhor ensino público e de qualidade, sendo seguido pelos professores presentes que também desejaram que os novos ingressantes tirem o melhor proveito do ensino oferecido pelo IFRO.
Os padrinhos e madrinhas das turmas, organizados pelo Grêmio Estudantil do IFRO (Grifro), conduziram posteriormente a recepção aos estudantes. As turmas do vespertino de Informática e Química foram recebidas no período da tarde.
Cada curso conta com três padrinhos, geralmente do 2º e 3º anos, que assessoram e acompanham as atividades desenvolvidas junto às turmas. Funcionando desde 2017, uma das funções dos padrinhos é a de contribuir com a diminuição das dificuldades encontradas nas disciplinas, facilitando a compreensão dos ingressantes, também intermediando informações quanto ao funcionamento dos diversos setores e departamentos da instituição e colaborando para a autonomia e responsabilidade dos novos alunos.
Gradativamente, os alunos do Campus Calama retornam ao ensino presencial, obedecendo às recomendações sanitárias vigentes para contenção da pandemia de covid-19. As dependências do instituto estão sinalizadas para que os alunos possam ter a segurança necessária para o retorno às aulas presenciais. Os alunos dos cursos integrados ao Ensino Médio retornaram no último dia 7 de março.
Durante a recepção no auditório, coordenados pela presidente do Grêmio, Melissa Fallarino Borchardt, os padrinhos das turmas explanaram sobre os benefícios alcançados e disponíveis na instituição federal. “Estejam cientes de que aqui vocês passarão a maior parte de seu tempo, então aproveitem tudo o que for possível”, disse o aluno Alexandre, egresso do Curso de Eletrotécnica, que se formou em 2021. A recomendação se estendeu para que eles aproveitem bem as oportunidades que o Instituto oferece, principalmente nas atividades extraclasse, na realização de projetos que serão úteis para toda a sociedade. “O IFRO é um Instituto muito bom, que oferece ótimas oportunidades e cursos que valem a pena. Podemos desenvolver projetos que possam ajudar a sociedade de várias formas”, disse, afirmando ainda sobre as modalidades esportivas que a escola oferece, salientando que foi a Ji-Paraná apresentar o projeto em que participou e que a experiência foi muito gratificante.
Divididos em três grupos, os novos alunos também conheceram as instalações do instituto, como as áreas administrativas, salas de aula, biblioteca e os laboratórios especializados nas diversas modalidades de ensino. O grupo acompanhado por Nicolas Costa, aluno do 3º ano do Curso de Edificações, ouviu dele as recomendações sobre a importância de escolherem uma boa liderança para representá-los ainda no primeiro ano de ingresso no IFRO. Também advertiu para que sejam amigos dos professores “que estão sempre dispostos a nos atender para a nossa evolução. Serão três anos que estaremos juntos, então é muito importante cultivar a amizade com os que tiverem que conviver”, recomendou.
Iana Carolina Gomes Dias, que chega agora e vai ingressar no curso de Edificações, disse que está achando muito boa a recepção. Ela ainda não conhecia a escola e ficou surpresa com a receptividade dos colegas. Já a aluna Lauanda Honório, do Curso de Edificações, que cola grau no próximo dia 18, disse que o IFRO foi um lugar que lhe trouxe grandes experiências. “Foi um choque de realidade para mim que cheguei aqui com 14 anos, fiz o primeiro ano presencial e passei dois anos no ensino remoto”, disse, reafirmando, porém, que ainda está em fase de mudança e que, com a experiência que adquiriu, pode até pensar em galgar novas áreas. “Vejo o quanto cresci nesse tempo, mas penso em mudar de área e cursar Odontologia”, afirmou.
Letícia Demétrio, aluna do 2º ano do Curso de Edificações, disse que está achando muito legal retornar à escola e reencontrar os amigos para matar as saudades. Disse ainda que espera se envolver em muitos projetos para o seu desenvolvimento pessoal e acadêmico.
Padrinhos e madrinhas que recepcionaram os alunos – matutino:
Edificações: Giovanna Cristina, Leandro Alves, Nicolas Costa
Eletrotécnica: Yuane Caroline, Carlos Henrique, João Pedro
Química: Nivea Vitória, Cristofer Kaue, Giovana Laís
Informática: Elizabeth Vitória, Maria Vitória, Debora Evellen
Vespertino:
Edificações: Jessica Vitória, Mychele Vitória, Isadora Soares
Química: Letícia Carvalho, Mariana Gil, Nilda Maria
Eletrotécnica: Ely de Jesus, Alexia Cristina, Kauana Machado
Informática: Wata Negreiros, Alexandre Adryan, Ana Beatriz