Publicada em 02/03/2022 às 09h34
O presidente americano, Joe Biden, comunicou, na noite de terça-feira (1), que os Estados Unidos vão fechar o espaço aéreo a aviões russos, seguindo o exemplo da União Europeia (UE) e de outros países. Durante o comunicado, Biden “mandou recados” para o presidente russo, Vladimir Putin, caso ele não termine com o conflito.
“Embora ele possa obter ganhos no campo de batalha, ele pagará um preço alto contínuo a longo prazo. Ele não tem ideia do que está por vir”, disse Biden em seu discurso sobre o Estado da União.
Guerra na Ucrânia
O Banco da Rússia informou que vai manter a Bolsa de Valores de Moscou fechada pelo terceiro dia consecutivo, ao mesmo tempo em que o maior banco russo anunciou que vai abandonar o mercado europeu. Nos dois casos, as decisões resultam do impacto das sanções econômicas da comunidade internacional, após a invasão da Ucrânia pela Rússia.
O Sberbank, principal banco russo, anunciou a saída do mercado europeu, depois de ter sido atingido pelas sanções financeiras internacionais.
“Na situação atual, o Sberbank decidiu retirar-se do mercado europeu. Os bancos subsidiários do grupo são confrontados com saídas de dinheiro anormais e ameaças à segurança dos empregados e escritórios”, disse o grupo, em comunicado citado pela imprensa russa.
O Banco da Rússia informou, também em comunicado, que decidiu não retomar a negociação de títulos na Bolsa de Valores de Moscou, adiantando que irá rever a decisão nesta quinta-feira (3).