Publicada em 26/03/2022 às 09h00
O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, reuniu-se neste sábado (26) com os ministros das Relações Exteriores e da Defesa da Ucrânia em um hotel no centro de Varsóvia, na Polônia.
Essas foram as primeiras conversas do presidente americano com autoridades da Ucrânia desde o início da invasão russa, em 24 de fevereiro.
Durante a reunião, Biden se sentou em uma longa mesa branca ao lado de seus secretários de Estado, Antony Blinken, e da Defesa, Lloyd Austin.
À frente, estavam o ministro ucraniano das Relações Exteriores, Dmytro Kuleba, e seu colega da Defesa, Oleksiy Reznikov.
Biden vai dizer em um discurso neste sábado que o "mundo livre" se opõe à invasão da Ucrânia pela Rússia, e que há unidade entre as grandes economias para parar a guerra de Vladimir Putin.
O presidente dos EUA está em uma viagem de três dias pela Europa. Além de se encontrar com autoridades ucranianas na Polônia, ele conversou com líderes de outros países europeus, do G7 (grupo de países mais ricos do mundo) e da Organização do Tratado Atlântico Norte (Otan). Ele ainda visitou tropas americanas na Polônia.
Encontro com Duda
Também há um encontro marcado com o presidente da Polônia, Andrzej Duda, neste sábado.
A Polônia é o maior país que foi comunista e pertenceu ao Pacto de Varsóvia que hoje faz parte da Otan.
Nos anos recentes, houve um fortalecimento do populismo no país e há conflitos entre o governo da Polônia e a União Europeia. No entanto, com a ameaça da Rússia, que invadiu um país vizinho da Polônia, Duda se aproximou dos países da Europa Ocidental e dos EUA.