Publicada em 01/03/2022 às 08h53
MEDO! ESTÁ CHEGANDO O PODEROSO MARCOLA, COMANDANTE GERAL DO PCC, PARA O PRESÍDIO DE FEDERAL DE PORTO VELHO
Preparemo-nos! A Porto Velho de tantos crimes, está sendo “presenteada” com a presença de um dos maiores bandidões do país. Numa decisão surpreendente, apenas com um lacônico aviso à Secretaria de Justiça do Estado, o maior líder da maior facção criminosa do país, estaria prestes a aportar entre nós. Seja, portanto, mal vindo, Marcos Roberto Camacho, aquele que se tornou famoso com o apelido de Marcola, mas também atende pelos codinomes Tuta, Angola, Africano, Marquinhos e Gringo!
Mesmo preso, ele ainda é o grande comandante do Primeiro Comando da Capital, o famigerado PCC, uma espécie de Exército do crime, organizado, bem armado e com ações principais no tráfico de drogas, assassinatos, assaltos, e algumas das maiores brutalidades, registradas nas sangrentas páginas policiais deste Brasil. O PCC de Marcola fez algumas ameaças em em Brasília e, para se livrar do pepino, foi decidido mandá-lo para o Presídio Federal de Porto Velho, sem dúvida o menos policiado e o mais perto da fronteira com a Bolívia, para onde um bandido do tamanho dele pode ser levado em poucas horas, caso liberto por seus asseclas.
Obviamente que haverá um sem número de explicações e a “garantia”, aquela que todos já conhecemos, de que o Presídio Federal de Rondônia é inexpugnável e que teremos todo um aparato, para que não haja risco de uma tentativa de resgate do poderoso chefão. É bom que se diga, de pronto, que há menos de 15 agentes trabalhando em turnos diários, naquele presídio. E que muitos deles estão extremamente preocupados com esta transferência extemporânea. Áudios sobre isso já circulam nas redes sociais, aliás. Ouve-se, neles, entre queixas, não ter havido análise profunda dos riscos do Presídio rondoniense e das suas condições de segurança, além, é claro, de uma grande falta de pessoal.
Para quem não lembra: Marcola comandou os brutais ataques do PCC em São Paulo, em 2006, praticamente paralisando a cidade por vários dias. As autoridades tiveram que negociar com ele, para que a onda de violência cessasse. Imagine-se ele aqui entre nós, ainda muito fortalecido?
Tendo como principal atividade criminosa o lucrativo e bilionário mercado do tráfico de drogas, o PCC estendeu suas operações não só a todas as regiões do país, mas também se internacionalizou, unindo-se a poderosos grupos do crime em diferentes nações, mas principalmente na América Latina. Não há, em todo o Brasil, facção criminosa maior do que o Primeiro Comando, que se converteu no maior grupo criminoso do Brasil.
O PCC hoje comanda todo o sistema prisional paulista, com seus mais de 235 mil detentos e se espalhou como rastilho de pólvora pelo país inteiro, inclusive entre nós, em Rondônia, onde é muito forte. Mesmo com todo o seu poder, Marcola sempre negou que seja líder do PCC ou de qualquer outra organização do crime.
Entre as autoridades, ele é conhecido por sua liderança, coragem, firmeza e crueldade com seus inimigos.
Infelizmente, para Rondônia e para Porto Velho, o chefão está chegando!
COMBUSTÍVEIS, PREÇOS MENORES DO QUE O MERCADO INTERNACIONAL E A NOVA DIREÇÃO DO SINDICATO DOS POSTOS EM RONDÔNIA
Por que, durante vários meses, os preços dos combustíveis e gás foram sendo reajustados, até chegar aos preços que temos hoje e, nos últimos dias, tudo mudou? Especialistas no assunto estão estranhando e tentando entender os motivos pelos quais, neste 1º de março, o preço do óleo diesel deveria estar pelo menos 30 centavos mais caro e a gasolina pelo menos 47 centavos a mais, comparando-se com os preços internacionais, mas isso não aconteceu. O que está havendo realmente ainda não se sabe, mas esta é a realidade neste momento. Este tema está na pauta diária do setor de distribuição dos derivados de petróleo de Rondônia, assim como de todo o país. Está, certamente, entre as preocupações do novo presidente do sindicato da entidade, o empresário Arildo Persegono Filho, conhecido como Nenê, eleito na semana passada. Ele e sua diretoria tem não só esta questão dos preços dos combustíveis para acompanhar, mas também uma série de desafios que os donos de postos têm em todo o Estado. Neste setor vital para a economia, atuar na ponta, na venda do produto ao consumidor, eventualmente pode colocar o posto como responsável pelo alto custo dos derivados. Nada mais errado. O percentual que os postos recebem é sempre fixo e, com apenas esse pequeno lucro, eles têm que manter toda a infraestrutura de atendimento, o seu pessoal e todos os demais custos. Além, disso, muitos deles ainda perdem clientes, cada vez que o preço final dos combustíveis dá um salto. Tem que ter muito jogo de cintura para conseguir sobreviver nesse meio!
MARCOS ROGÉRIO NÃO ASSUMIU (AINDA) A LIDERANÇA NO SENADO E PODE SER MINISTRO DE BOLSONARO
Pode ser só um atraso causado pela burocracia e por decisões mais prementes do presidente Bolsonaro, mas o fato do senador Marcos Rogério ainda não ter sido indicado para a liderança do governo no Senado, pode ser traduzido numa outra situação: a de que o Presidente vai realmente chamá-lo para seu Ministério, nas próximas semanas. Essa é uma decisão esperada não só pelo senador e todos os seus eleitores e apoiadores, mas que tem também causado frisson no Palácio Rio Madeira/CPA. Caso Marcos Rogério vá para o Ministério, Bolsonaro tira do caminho de Marcos Rocha um dos seus mais difíceis concorrentes. Outro indício de que o jovem senador de Ji-Paraná estaria saindo do páreo, na corrida rondoniense, é de que um dos seus principais aliados, o prefeito da Capital, Hildon Chaves, já bateu o martelo no último sábado, avisando que estará no palanque de Rocha, que busca a reeleição. Há quem diga, nos complexos bastidores da nossa política, que a decisão de Hildon teria passado também pela convicção de que Marcos Rogério teria outros planos para este ano. O assunto ainda está pendente, porque tudo pode mudar do dia para a noite. Poe enquanto, o filho do Presidente da República, o senador Flávio Bolsonaro, assumiu informalmente a liderança do governo, até que seja dada uma decisão definitiva. Quem sabe esta semana, ainda teremos a definição do caso Marcos Rogério e da sua decisão de concorrer ou não ao Governo do Estado?
IMPROVISO: DNIT COMEÇA A ELEVAR PISTA DA BR TOMADA PELA ENCHENTE, ISOLANDO PORTO VELHO E RIO BRANCO
Bom senso, embora a medida já deveria ter sido tomada há muito tempo! O Dnit está, enfim, realizando obras de elevação do trecho da BR 364, em Alto Parecis, que ficou submerso com mais de um metro e meio de água, o que tornou impossível a passagem de centenas de caminhões e carros. Ora, como o problema é antigo, como todos sabem que qualquer subida dos rios da região atinge a rodovia, não seria o caso de se fazer obras durante o período da seca, para que o problema não se repita eternamente? Na direção da Ponta do Abunã, essa situação ocorreu durante anos a fio, até que tenham sido liberados recursos para a elevação do trecho. Foi isso que praticamente acabou com o problemão, que atingia centenas e centenas de caminheiros, mas também a todos que se aventuravam a ir em direção ao Acre ou voltar de lá. Agora, sob a orientação da Polícia Rodoviária, o trânsito próximo a Ariquemes, nas duas direções, é liberado à noite, enquanto durante o dia são feitas as obras, de improviso. Ficará nisso? Esperemos que não.
CONFIRA A COLUNA OPINIÃO DE PRIMEIRA, INTEGRALMENTE, EM SEU LINK ORIGINAL:
MEDO! ESTÁ CHEGANDO O PODEROSO MARCOLA, COMANDANTE GERAL DO PCC, PARA O PRESÍDIO DE FEDERAL DE PORTO VELHO