Publicada em 08/03/2022 às 14h34
MDB – Bastante comentada nas redes sociais e sites noticiosos, há dias, a possibilidade de o deputado federal e presidente regional do Podemos, Léo Moraes assinar ficha de filiação do MDB. Com a possibilidade de a troca de partido, o objetivo de Léo seria de concorrer a governador nas eleições gerais de outubro próximo, quando o povo brasileiro irá escolher, além de o presidente da República, governadores e respectivos vices, uma das três vagas de senador, que cada Estado tem de direito, assim como o Distrito Federal e deputados (federal e estadual). Com a vaga garantida, Moraes seria o candidato do novo partido. Pelo andar da carruagem, o sempre imprevisível senador Confúcio Moura, que é quem dá as cartas no MDB, após ele e seu grupo defenestrarem o ex-senador Valdir Raupp, mudaram de ideia sobre o convite ao jovem deputado.
MDB II – Manchete de hoje (8) do RONDONIA DINÂMICA, traz a ex-secretária de Educação, de quando Confúcio governou Rondônia, Fátima Gavioli, que hoje desempenha as mesmas funções em Goiás, terra de nascimento do senador de volta à Rondônia como possível candidata do MDB. Ela já estaria com missão definida de lançar seu nome como pré-candidata à sucessão estadual nas eleições de outubro próximo. Apesar de estar anos fora de Rondônia, Fátima tem uma folha positiva de serviços prestados na área educacional ao Estado. Caso ela aceite o convite de Confúcio, a possibilidade de Léo Moraes concorrer a govenador pelo MDB estaria descartada, ou ser mais um figurante no partido.
Asfalto – Muitas reclamações dos moradores do centro e dos bairros onde estão sendo executadas obras de recapeamento e pavimentação asfáltica em ruas e avenidas de Porto Velho. O recape e o pavimento asfáltico primário executados pela prefeitura, até meses atrás, sem a parceria com o governo do Estado, via programa ”Tchau Poeira”, eram excelentes. Além da camada grossa o asfalto era de primeira qualidade. Basta circular onde o trabalho foi efetuado somente pela prefeitura, como na rua Presidente Vargas e imediações. O governo do Estado e a prefeitura devem rever a qualidade da massa asfáltica, que está sendo utilizada no “Tchau Poeira”, na capital, que deve ser a mesma nos demais municípios, pois o asfalto está se desmanchando e exigindo reparos, antes mesmo dos trabalhos de sinalização. É o fim da rosca...
Troca-troca – A possibilidade de a troca de partidos pelos deputados federais e estaduais sem o risco de perder o mandato, por infidelidade partidária, teve início no último dia 3. A janela de migração partidária está aberta e o término será no dia 1º de abril (nada a ver com o Dia da Mentira), mas publicamente não se tem informações concretas de deputados mudando de partido, inclusive Lazinho da Fetagro, de Jaru, que deixou o PT e, ainda, não assinou filiação com nenhuma outra sigla partidária. Informações extraoficiais são que ele irá para o PSB, presidido no Estado pelo deputado federal Mauro Nazif. O deputado estadual Luizinho Goebel, que é líder do governo na Assembleia Legislativa, adiantou, que estará deixando o PV para assumir o comando do PSC, no Estado, o que deverá ocorrer nos próximos dias.
Nominatas – Sem coligações, os dirigentes partidários estão tendo enormes dificuldades para encontrar nomes de peso político-eleitoral para filiação. A federação permite uma parceria, sem soma de votos, e, a união deve prevalecer por 4 anos com segmento do que foi formalizado nacionalmente pelos diretórios regionais. Como temos inúmeras picuinhas regionais, as dificuldades para se formar grupos são enormes. Se antes o político bom de voto era sempre bem-vindo, porque carregava outros com menor potencial de voto, hoje é diferente, pois serão eleitos somente os mais bem votados de cada partido, desde que tenham conseguidos o quociente eleitoral e cumpridas as cláusulas de barreira. A federação não soma os votos dos candidatos parceiros.
Respigo
Hoje (8) é o Dia Internacional das Mulheres, assim como os demais. Todas as homenagens e referências a minha querida e saudosa Maria de Lordes Costa, a Dona Nanza, que nos deixou, fisicamente há menos de 7 meses, para o descanso eterno +++ Ser Mãe é uma dádiva, a Dona Nanza, mais, muito mais. A benção Dona Nanza, saudades e gratidões eternas... +++ Outro enorme problema para os dirigentes partidários é somar votos suficientes para eleger os candidatos. Para garantir uma vaga a deputado federal, pelos cálculos dos especialistas, serão necessários pelo menos 100 mil votos, tarefa nada fácil +++ O nível do rio Madeira em Porto Velho atingiu, hoje (8), 14,07 metros. A situação é de preocupação, pois caso chegue a 15 metros a condição será de alerta e, caso atinja os 17 metros ocorrerá transbordamento +++ Ontem (7) uma chuva fina e constante caiu em quase toda à tarde e parte da noite na região polarizada por Porto Velho. Na capital várias áreas ficaram alagadas, o que já é uma rotina para os moradores em períodos de inverno amazônico (chuvas) como agora, ocasionando transtornos e muitas reclamações.