Publicada em 08/03/2022 às 08h30
Ação realizada pelas forças de segurança em todos o país é coordenada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública
340 medidas protetivas, 143 pessoas presas, 1143 atendimento de mulheres vítimas de violência e 100 policiais envolvidos nas ações em Rondônia. Este é o resultado da segunda edição da Operação Resguardo, que será encerrada nesta terça-feira (8), Dia Internacional da Mulher.
Toda ação foi coordenada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), por meio da Secretaria de Operações Integradas (Seopi).
Nos últimos 30 dias, policiais civis de todo o país intensificaram as ações para buscar criminosos que cometeram diversos tipos de violência contra a mulher.
A Operação Resguardo contou com a parceria do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH), responsável pelos canais de denúncias de violências – como o disque 180 e o Ligue 100.
Canais de denúncia
As denúncias de violência contra a mulher podem ser feitas por meio do Ligue 180 e de canais locais, de forma anônima. Qualquer pessoa pode acionar o serviço, que funciona diariamente, 24 horas, incluindo sábados, domingos e feriados. O serviço cadastra e encaminha os casos aos órgãos competentes.
Além disso, as delegacias estaduais também receberão denúncias presenciais.
Operação Resguardo
A primeira edição da Operação Resguardo, realizada de janeiro a março de 2021, apurou 51.551 denúncias. Quase 190 mil vítimas foram atendidas, 1.431 solicitações de mandados de busca foram expedidos e mais de 10 mil pessoas presas.