Publicada em 08/03/2022 às 13h18
O mutirão de limpeza urbana chegou, essa semana, ao bairro Agenor M. de Carvalho, localizado na zona Leste de Porto Velho. O trabalho faz parte de um cronograma que busca atender aos bairros da capital durante o período de chuvoso.
Prefeito em exercício, Maurício Carvalho, visitou andamento dos trabalhosConforme o planejamento feito pela Secretaria Municipal de Serviços Básicos (Semusb), 31 vias serão contempladas no quadrilátero compreendido entre as avenidas Guaporé até a Prefeito Chiquilito Erse (antiga Rio Madeira), e da Rio de Janeiro a José Vieira Caúla.
Nesse trecho estão inseridas vias importantes como as avenidas Amazonas e Sete de Setembro, além das ruas Raimundo Cantuária e Alexandre Guimarães.
Na manhã desta terça-feira (8), o prefeito em exercício, Maurício Carvalho, visitou o andamento dos trabalhos e reforçou o cuidado com a cidade.
“Estamos trabalhando para manter a limpeza e tentando diminuir a alagação na cidade. Nossos servidores estão trabalhando incansavelmente neste período chuvoso onde o volume de água está muito grande. Pedimos a contribuição da população para que possamos manter a cidade limpa e melhorar a qualidade de vida de todos nós”, disse.
COLABORAÇÃO
O mutirão começa com uma ação educativa. Utilizando um carro de som, a Prefeitura informa sobre os serviços a serem iniciados e solicita que os moradores retirem todo lixo e entulho dos quintais e coloquem na frente das casas para que sejam descartados da maneira correta.
“A medida busca evitar que moradores retirem a sujeira dos quintais e joguem em terrenos baldios, dentro dos canais ou até mesmo em via pública, o que pode comprometer o sistema de drenagem e ocasionar pontos de alagamentos, cujas águas pluviais podem invadir as casas e levar doenças para as pessoas”, explica o secretário da Semusb, Wellem Prestes.
MAIS TRABALHO
Além de recolher todo material retirado dos quintais, como garrafas, sacolas, pneus velhos, restos de construção e até carcaças de móveis e eletrodomésticos, as equipes da Semusb executam serviços de roçagem, carpina, rastelagem e raspagem da terra que fica acumulada nas margens das ruas.
Mutirão tem apoio de equipamentos e veículos pesadosAs equipes contam com o apoio de pá-carregadeira, caminhões basculantes (caçamba), retroescavadeira, caminhão vassoura e o caminhão hidrovácuo, também conhecido como tatuzão, que lança fortes jatos de água e é utilizado para desobstruir a rede de drenagem.
MULTA
O descarte incorreto de lixo, entulhos e quaisquer outros itens em locais inapropriados é punido com multa que pode variar entre R$ 3 mil a R$ 10 mil.
O telefone para denúncia é o 0800-647-1390. A ligação é gratuita.