Publicada em 11/03/2022 às 14h28
MDB – As informações de bastidores, que o deputado federal Léo Moraes estaria deixando o Podemos, para se filiar ao MDB e lançar seu nome como pré-candidato a governador ganham espaços na política regional. Léo nunca negou, que tem interesse em concorrer à sucessão estadual, mas tem que se admitir, que as chances não seriam reais, no Podemos. A possibilidade de concorrer pelo MDB, um partido de maior força política deve estar tirando o sono do jovem parlamentar, que tem muitas chances de reeleição. Um dos problemas no MDB seria a identificação com as lideranças do partido, a maioria já consolidada. Esta semana estava marcado encontro de Léo e Confúcio. Se a reunião ocorreu, não ganhou espaço na mídia.
MDB II – Em 2018, o presidente da Assembleia Legislativa (Ale), Maurão de Carvalho deixou o PP e se filiou ao, na época, PMDB, e concorreu ao governo do Estado, a convite do então presidente do diretório regional, senador Valdir Raupp. Na convenção para homologação dos candidatos, houve tumulto entre simpatizantes de Raupp e de Confúcio Moura, que tinha deixado o governo do Estado, para concorrer ao Senado, inclusive com troca de socos e até tapa no rosto de convencionais. Maurão foi efetivado candidato, mesmo com o “racha” no partido. Fez uma campanha quase que solitária, inclusive ignorado por Confúcio e a maioria da cúpula do partido. Não conseguiu chegar ao segundo turno, pela diferença do atual governador, Marcos Rocha, na ocasião no PSL, de 10.001 votos. Maurão continua no MDB, mas seu nome não é citado como pré-candidato, mesmo demonstrando ser muito bom de votos. É o fim da rosca...
Confúcio – Novamente, em ano de eleição, o senador Confúcio Moura (MDB-RO) afirma que não será candidato a cargo eletivo. É bom lembrar que ele se candidatou todas as vezes que negou a pré-candidatura. A suplente dele é a ex-proprietária da Faculdade São Lucas, de Porto Velho, Maria Elisa Aguiar. Ela, que está muito bem financeira e economicamente, assumiu a vaga no Senado por quatro meses, após licença de Confúcio, “para tratar de assuntos particulares” e já tem as regalias de senadora aposentada, afinal, estamos no Brasil.
Estranho – O natural no processo político-eleitoral, com Confúcio não candidato, seria Maria Elisa arriscar uma pré-candidatura à Assembleia Legislativa ou à Câmara Federal, até para testar seu poderio de voto, pois como suplente, não recebeu votação do eleitorado. Afinal, Maria Elisa já sentiu o sabor do poder e gostou. Por que ela decidiu não se candidatar a cargo eletivo nas eleições de outubro próximo? O senador Confúcio, após percorrer boa parte do Estado durante o seu período de licença, decidiu que não concorrerá nas eleições neste ano. Mas Confúcio já agiu assim antes e no “apagar das luzes” do processo de convenções para escolha dos candidatos, definiu por concorrer.
Chance – O senador Confúcio diz manter a decisão de não concorrer ao governo do Estado, mesmo com a impossibilidade de a candidatura do ex-governador Ivo Cassol (PP), considerado adversário difícil de ser batido nas urnas. As contas não fecham. Para saber o que Confúcio está realmente articulando é preciso ter conhecimento de como está agindo o ex-secretário de Estado da Educação, Waldo Alves, que foi o coordenador de suas últimas campanhas, titular da pasta e guru político do senador. Se Confúcio é mesmo pré-candidato, Waldo certamente já estará se movimentando. Quem viver verá...
Respigo
Na coluna de ontem (10) informamos que julgamento no Supremo Tribunal Federal (STF) esta semana com pauta de interesse do ex-governador Ivo Cassol (PP) foi de 6x5. Erramos +++ O correto é 6x4, pois não foi necessário o voto de o presidente, o que só ocorre em caso de empate no plenário. Nossas escusas +++ A partir da próxima segunda-feira (14) aos servidores da Escola do Legislativo, que pertence à Assembleia Legislativa (Ale), retomarão os trabalhos normais findando o período de plantões. É que estarão abertas as matrículas para os diversos cursos oferecidos pela escola dos deputados aos servidores da Casa do Povo, câmaras de vereadores, prefeituras, governo do Estado e demais órgãos públicos federais, estaduais e municipais +++ A comunidade também é favorecida com os cursos ocupando as vagas excedentes. Os cursos presenciais estiveram paralisados devido a pandemia e agora serão retomados +++ Desde ontem (10) que as empresas operadoras de telemarketing obrigatoriamente têm que colocar o código 0303 para identificação do tipo de serviço, por força de lei. As constantes chamadas cobrando a quem não deve e oferecendo de agulha a avião, agora podem ser identificadas pelo código +++ Mas o sofrimento com as ligações, inclusive fora de horário comercial continuarão pelos telefones fixos. A identificação dos telefones feitos por linhas fixas somente a partir do próximo mês de junho.