Publicada em 04/04/2022 às 13h59
A Carteira Municipal de Identificação do Autista ( CMIA) que acaba de ser lançada pela Prefeitura Municipal de Porto Velho é resultado dos esforços e dedicação de voluntários, ativistas e incentivadores de mais inclusão de crianças com o espectro autista
Essa observação é do prefeito da Capital, Hildon Chaves, depois do lançamento no município do documento viabilizado pela Lei Complementar Nº 864, de 24 de agosto de 2021, sancionada por ele no ano passado depois de uma reunião com a primeira – dama do município, Ieda Chaves, e o apresentador Marcos Mion.
“Foi muito importante o papel de ambos nessa causa porque a primeira – dama Ieda Chaves acompanha de perto as demandas da Associação de Pais e Amigos do Autista de Rondônia, enquanto o apresentador Marcos Mion abraçou essa causa de forma elogiável”, declarou o chefe do Executivo.
Sobre a Carteira de Identificação do Autista, o gestor municipal informou que a emissão será gratuita e se diferencia das demais carteirinhas existentes. “Implementamos um importante mecanismo que impede a fraude desse documento, seguindo rigorosamente os parâmetros”.
No verso da carteira, há um QR Code que dá acesso a todos os requisitos da legislação, confirmando a veracidade dos dados descritos àqueles que possuem o Transtorno do Espectro Autista (TEA).
Hildon Chaves ressaltou ainda, que agora quem passar pela cidade e se interessar pela carteirinha é só procurar uma unidade do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) ou um Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS).