Publicada em 14/04/2022 às 12h48
A Coordenadoria de Vigilância Ambiental em Saúde, vinculada à Secretaria Municipal de Saúde, vem atuando firmemente, com uma série de ações de enfrentamento à dengue no município, tanto em ações diretas de eliminação de criadouros, como em ações preventivas como a retirada de lixo e resto de móveis e utensílios que pudessem servir para acúmulo de água e se tornar um potencial ambiente propício para o depósito de larvas do mosquito.
Equipes dessa Coordenadoria visitaram até a data de hoje mais de 25 mil domicílios e eliminaram mais de 30 mil criadouros dos mosquitos Aedes Aegypt, transmissor da dengue. Até o momento foram atendidos 43 bairros e o trabalho continua ativo em outros bairros ou domicílios ainda não visitados. O bairro com o maior número de criadouros eliminados foi o Jardim Clodoaldo, com 3.115 depósitos eliminados e 305 tratados. Na sequência, vem o Distrito de Riozinho, com 2.333 depósitos eliminados e 101 tratados.
Além das visitas domiciliares de técnicos para eliminar criadouros, o Município intensificou o bloqueio espacial com aplicação de inseticida, popularmente conhecido como Fumacê. Essa ação tem como objetivo cortar o ciclo da doença, matando o mosquito que está. Nessa ação, foram utilizados UBVs leves e veículo motorizado para pulverizar as ruas com pontos mais críticos com fumacê.
CONTRIBUIÇÃO DA POPULAÇÃO
Todo esse trabalho vigoroso da Prefeitura de Cacoal no combate à dengue traz resultado positivo, mas o seu sucesso depende também de ações paralelas da população que deve dar sua contribuição.
Cabe aos moradores ações como lacrar fossas, manter em dia a limpeza de calhas, manter lixeiras bem tampadas, deixar garrafas sempre viradas com a boca para baixo, tampar toneis e caixas de água. Também se faz necessário preencher os pratos de plantas com areia, manter a limpeza de ralos e não deixar água acumulada e parada em nenhuma ocasião.