Publicada em 26/04/2022 às 10h17
A Estância Turística de Ouro Preto do Oeste, através da Secretaria Municipal de Assistência Social (SEMAS), por meio da equipe do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), volta a promover os encontros do grupo da 3ª idade. O evento, que não acontecia desde março de 202 devido à pandemia, será realizado na próxima quinta-feira (28), no Centro de Convivência do Idoso, localizado na rua Ipê, n° 97, bairro Jardim Aeroporto I, atrás do CRAS.
A expectativa é enorme para os quase 200 idosos assistidos pelo Serviço de Convivência e Apoio a Pessoa Idosa (API/IDOSO), que vinham aguardando ansiosamente há mais de dois anos para voltarem aos tradicionais encontros nas quintas-feiras. Por sua vez, a equipe do CRAS está preparando uma recepção à altura, com direito a bloquinho de carnaval, o Bloquinho da Prevenção.
A diretora da Proteção Social Básica do CRAS, Clesleni Silva, enfatizou que os servidores do CRAS, assim como os idosos, também estão ansiosos e felizes com o retorno dos encontros e que irão proporcionar uma festa maravilhosa a todos eles. A diretora também ressaltou que, durante o evento, haverá palestras com acadêmicos de psicologia e aferição de pressão arterial com alunos técnicos de enfermagem da Uneouro.
Clesleni frisou que, durante toda a pandemia, a equipe do CRAS desenvolveu trabalhos remotos através do WhatsApp e de ligações telefônicas, em que promoveu diversas atividades para valorizá-los, como desafios, além de artesanatos de crochê, pintura em pano de prato, feltro, entre outros.
A assessora especial da SEMAS, Geany Rodrigues Silva Oliosi, destacou que, com o retorno das atividades presenciais após um longo período de isolamento social, inicia-se uma fase de grandes recomeços, de novas amizades e reencontros, que contribui para o fortalecimento dos vínculos afetivos, no processo do envelhecimento saudável e no desenvolvimento da autonomia,
Lembrou que tais ações estão firmadas no art. 3° do Estatuto do Idoso, onde se destaca: "É obrigação da família, da comunidade, da sociedade e do Poder Público assegurar aos idosos, com absoluta prioridade, a efetivação do direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação, à cultura, ao esporte, ao lazer, ao trabalho, à cidadania, à liberdade, à dignidade, ao respeito e à convivência familiar e comunitária".
“Assim sendo, retornaremos com a promoção de atividades que vêm assegurar vários direitos de nossos queridos idosos. Agradeço a dedicação de toda a nossa equipe da SEMAS e do CRAS para tornar esse retorno agradável e inesquecível”, ressaltou Geany.