Publicada em 16/04/2022 às 10h34
A realização de palestras sobre prevenção contra as drogas tem reforçado às ações da Polícia Civil de Rondônia no ambiente escolar, visando garantir maior segurança e informações aos estudantes. A ação é mais uma medida para combater o uso de drogas e outras substâncias corrosivas ao organismo como narguilé, corretivos e outras entre jovens. Todo o trabalho objetiva levar maior orientação quanto à prevenção, bem como pontuar meios de denunciar abusos às crianças.
Na última terça-feira (12), uma palestra foi realizada por intermédio da Delegacia Regional de Vilhena, com atividades de combate ao tráfico de drogas e outros crimes na região. O delegado Fabio Campos, professor universitário e mestre em direito, ministrou a palestra sobre os vários riscos que assolam os jovens. Centenas de crianças da Escola Municipal de Ensino Fundamental Professora Ivete Brustolin, acompanharam atentamente as orientações e interagiram com as explicações sobre efeitos, causas e consequências maléficas das drogas.
Sempre envolvido em projetos de combate às drogas, o delegado Rodrigo Camargo foi um dos palestrantes
As escolas de Ariquemes também receberam palestras. O delegado Rodrigo Camargo, idealizador do projeto no município, atua desde 2012 com ações voltadas à orientação de professores e alunos no combate às drogas, violência sexual e bullyng nas escolas.
“Esse projeto nasceu diante da percepção de que as crianças estão sempre vulneráveis a esses crimes, principalmente o tráfico de drogas e abuso sexual e até mesmo drogas lícitas como: cigarros e uso de substâncias químicas como corretivos em pó. Com isso, os professores começaram contribuir nestes dois eixos, que continuam sendo acompanhados nas unidades escolares de Ariquemes”, disse o delegado.
Rodrigo conclui que a atuação do Estado é essencial e deve ser em caráter preventivo, por meio de palestras e orientações a alunos, professores e diretores. Neste sentido, o Poder Executivo vem contribuindo, apoiando e promovendo ações de prevenção como forma indispensável ao combate às drogas em Rondônia.