Publicada em 19/04/2022 às 15h10
Mulher – O município de Ariquemes é um bom exemplo com relação a participação da mulher na política. Daniela Amorim foi prefeita do município durante um mandato e hoje Ariquemes tem uma mulher comandando a política local, com a eleição da prefeita Carla Redano (Patriota), em novembro de 2020. E promete mais participação com a pré-candidatura da advogada, radialista e professora universitária Catiane Malta, filiada ao Patriota, à Câmara Federal. Ela tem uma ótima folha de bons serviços prestados à comunidade, como o Projeto Florescer, de apoio psicológico a mulheres vítimas de violência, e participa de diretorias de várias entidades representativas no município. Catiane Malta foi motivo de destaque no site “Extra de Rondônia”, com sede em Vilhena ao anunciar sua pré-candidatura e está entre os nomes em destaque na política regional.
Livro – O jornalista-dentista, Jusmar Lustoza, colunista dos mais respeitados no estado, que reside em Cacoal lança na noite de hoje (19), no auditório da Unifacimed, a partir das 19 horas o livro de sua autoria, FUNIL – Qual a hora certa de mudar em noite festiva com café colonial e muita música. Profissional dos mais competentes na área, onde atua também na TV, Jusmar está há mais de 20 anos na área de comunicação e é referência no segmento no interior do Estado. Durante um bom período trabalhamos juntos na “Folha de Rondônia”, com sede em Ji-Paraná, jornal que durante anos marcou época no interior do Estado. Compromissos nos impossibilitam de marcar presença no lançamento do livro do amigo Jusmar e da sua linda Família. Parabéns.
Pandemia – Após o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga decretar o fim da emergência sanitária, que possibilitava a compra de material de proteção individual, máscara, luva, respiradores, hospitais de campanha, UTIs, a governadores e prefeitos ficou mais difícil a prática da corrupção. Além do covid-19, o que mais ocorreu no campo político no Brasil durante a pandemia foi a prática de atos corruptos. Quase toda a semana a nossa polícia de elite, a Federal realizava e continua promovendo ações pelo país em busca dos corruptos, que se aproveitaram da pandemia para assaltar os cofres públicos, sejam eles políticos, empresários, servidor público, profissionais liberais. Foi uma festa. Pessoas morrendo de um lado e outras enchendo os bolsos com a desgraça alheia. Criaram até uma CPI no Senado, que só serviu para se gastar mais dinheiro público e demonstrar a inércia do Congresso Nacional. Pobre país rico...
MDB – Na janela de migração partidária, que esteve aberta de 3 de março a 1º de abril, quando deputados (federal e estadual) poderiam mudar de partido sem perder o mandato por infidelidade, o MDB perdeu o campeão de votos nas eleições de 2018, deputado estadual, Eurípedes Lebrão (20.357 votos), que se filiou ao União Brasil e deverá concorrer à Câmara Federal. Em 2018 o MDB também foi o segundo mais bem votado, com Jean Oliveira (17.823 votos) e Edson Martins (11.687 votos), que posteriormente foi cassado. O MDB iniciou a legislatura com três deputados, sendo dois deles (Lebrão e Jean) os mais bem votados e Edson Martins, décimo colocado em 2018. Hoje só tem Jean.
MDB II – A preocupação do partido nas eleições de outubro próximo é de não só manter Jean, mas aumentar o número de cadeiras no parlamento estadual. É importante lembrar, que para eleger um deputado com o partido alcançando o quociente eleitoral e cumprindo a cláusula de barreira serão necessários, segundo os estudiosos, em torno de 30 mil votos. Nomes fortes do MDB, ao menos até agora (as convenções para escolha dos candidatos serão realizadas de 20 de julho a 5 de agosto) é de Jean Oliveira, que é pré-candidato a mais uma reeleição e do vereador e presidente da câmara de Ji-Paraná, Negão Fonseca. Certamente o partido terá outros nomes com liderança consolidada em suas regiões, mas hoje, os pré-candidatos são Jean e Negão.
Respigo
Esta será uma semana “manca”, pois quinta-feira (21) é feriado nacional (Tiradentes) e sexta-feira (22 (Descobrimento do Brasil) e certamente será ponto facultativo nas repartições públicas +++ O governo federal já baixou portaria, através do Ministério da Economia decretando ponto facultativo na sexta-feira. A situação dos servidores federais já está definida +++ Já os bancos abrirão normalmente na sexta-feira. Previsão de filas enormes, apesar de muita gente viajar na quarta-feira (20) à tarde e aproveitar o feriadão +++ Secretários municipais de Porto Velho passarão a receber uma boa grana a partir de maio próximo. A média salarial será em torno de R$ 21 mil/mês, nada mal em tempos bicudos como o atual +++ Hoje comemora-se o Dia do Exército
Brasileiro. E também o Dia do Índio.