Publicada em 18/04/2022 às 14h28
Senado – Aquele que já foi o maior e mais importante partido do Brasil, o MDB tem dois nomes para concorrer ao Senado em Rondônia nas eleições gerais de outubro próximo. Ambos já ocuparam o cargo em mandatos passados e com uma folha de bons serviços prestados ao Estado, ao País, guardadas as devidas proporções, lógico. Ele são Amir Lando, que chegou a ministro da Previdência Social e Valdir Raupp, que já presidiu o MDB em nível nacional. O que se comenta nos bastidores da política regional é que Raupp ou Lando estão na disputa de quem será o candidato do partido na vaga, hoje ocupada pelo presidente regional do PDT, Acir Gurgacz. Raupp, tem pendências judiciais a serem ajustadas, e Lando analisa o quadro, para decidir junto com a cúpula emedebista (leia-se senador Confúcio Moura) a possibilidade de disputar o Senado.
Governo – Ainda sobre a mobilização do MDB em Rondônia, que a princípio está sem um nome em condições de concorrer à sucessão estadual com condições de vitória. O nome mais expressivo do partido, hoje, é do senador Confúcio Moura, mas ele disse em live, que não entrará na disputa pelo governo do Estado. Mas há controvérsias, pois estaria sendo formalizada uma parceria com o ex-governador Daniel Pereira, presidente regional do Solidariedade, que foi vice de Confúcio e depois assumiu o governo do Estado, quando Moura renunciou, concorreu e foi eleito senador em 2018. Na ocasião, Pereira tinha tudo para disputar a reeleição, mas optou por apoiar o senador Acir Gurgacz (PDT), que não conseguiu viabilizar o registro de sua candidatura. Há muitas chances de novamente ser formatada a dupla Confúcio-Daniel. Quem viver verá...
PSB – Correndo por fora, mas com objetivos bem definidos está o PSB, presidido no Estado pelo deputado federal, Mauro Nazif, que já foi vereador e prefeito de Porto Velho, além de deputado estadual. Mauro é pré-candidato à reeleição, com muitas chances de sucesso e trabalhou bastante uma pré-candidatura do seu partido ao governo do Estado. O campeão de votos do PSB em 2018 (mais de 195 mil votos ao Senado), foi o ex-deputado estadual e ex-prefeito de Ji-Paraná (dois mandatos seguidos), Jesualdo Pires, está sempre entre os nomes em condições de concorrer ao governo do Estado, ou a vice como se comentou muito nas últimas semanas. Com a filiação do advogado Vinícius Miguel, já como pré-candidato a governador, o PSB se junta ao União Brasil e PT, que já tem como pré-candidatos o governador Marcos Rocha e ex-deputado federal Anselmo de Jesus, respectivamente.
PSB II – Nazif agora trabalha uma parceria para compor a chapa com um nome a vice de Vinícius Miguel, que tem “cacife” eleitoral para isso. Miguel foi a sensação das eleições a governador em 2018 (quase 70 mil votos em Porto Velho) e (29.369 votos) nas eleições a prefeito de novembro de 2020, quando ficou na terceira colocação e não chegou ao segundo turno. Certamente o objetivo de Nazif, que não está descartado como pré-candidato ao Senado é conseguir um bom nome do interior, para compor com Vinícius Miguel, uma chapa em condições plenas de sucesso nas eleições deste ano. O PSB não pode ser ignorado nas eleições de outubro, pois tem nomes em condições de realizar um bom desempenho nas urnas, tanto para as eleições majoritárias como nas proporcionais.
Conselheiro – Expectativa sobre a sabatina dos deputados estaduais com o auditor fiscal e advogado, Jailson Viana de Almeida, indicado pelo governador Marcos Rocha (União Brasil) para o cargo de conselheiro do Tribunal de Contas do Estado de Rondônia (TC-RO). Não se questiona a competência e a idoneidade de Jailson, mas porque sua indicação foi surpresa, pois os comentários sobre a vaga sempre giravam em torno de políticos, com ou sem mandato e de pessoas mais próximas do governador. O cargo é expressivo, pois além da sua importância na estrutura político-administrativa do Estado, é vitalício. Vamos aguardar a sabatina, que deverá ocorrer em breve na Assembleia Legislativa (Ale) para confirmação da indicação do governador.
Respigo
Estão abertas inscrições ao público para diversos cursos oferecidos pela Escola do Legislativo (EL), a escola dos deputados com início dos trabalhos previstos para o próximo dia 25. Um dos cursos de Informática Básica, que será ministrado na parte da manhã (para a parte da tarde, ainda, há vagas), está com as inscrições encerradas +++ Os cursos da EL são gratuitos e, na ocasião da inscrição, o aluno é convidado a doar uma lata de leite em pó de 400g, ao Banco de Leite. O produto arrecadado é distribuído pela direção da escola a entidades assistenciais, que atendam crianças acima de um ano e a idosos+++ Os concluintes dos cursos recebem certificados e a maioria deles tem 20 horas/aula. Já os cursos de Informática Básica a carga horária, segundo o diretor-geral da El, Fábio Ribeiro é de 40 horas/aula +++ A Prefeitura de Porto Velho, através do setor de vigilância sanitária tem que fiscalizar as lotéricas da cidade. A maioria, se não todas, não tem banheiro público para atender os clientes, apesar de ser lei +++ Quando alguém está na lotérica e precisa de um banheiro é informado, que o local está interditado, absurdo que precisa e deve ser corrigido. Se fosse o boteco do Sr. “Zé da Silva”, na periferia da cidade o local já estaria fechado, interditado e o proprietário multado...