Publicada em 04/04/2022 às 11h20
Com o propósito de otimizar a prestação de serviços à população no âmbito da saúde, a Prefeitura de Porto Velho realizou, no último fim de semana, a capacitação dos profissionais que vão trabalhar nas campanhas de vacinação contra a influenza e o sarampo, que começam nesta segunda-feira (4). Doses contra a covid-19 também serão ofertadas.
Ao todo, 150 enfermeiros e técnicos de enfermagem receberam o treinamento, realizado no auditório do Serviço Social do Comércio (Sesc), sob responsabilidade da Divisão de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa).
“Esse evento é indispensável nesse momento em que vamos trabalhar com três campanhas simultaneamente. A do sarampo é uma campanha de segmento que acontece a cada cinco anos e ela vai ser introduzida inicialmente para os profissionais de saúde nesta etapa também, além da vacinação contra a influenza e covid-19”, destacou a diretora da Divisão de Imunização do município, Elizeth Gomes.
Cerca de 150 servidores participaram da capacitaçãoDurante o treinamento, os servidores foram informados sobre as vacinas, sobre a nova cepa que exigiu atualizações no imunizante contra a influenza, as vias de administração, o manuseio das vacinas e a conservação, tendo em vista que cada imunizante tem as suas particularidades.
“A cada ano o Ministério da Saúde muda tanto a cepa da vacina como a via de administração. Além disso, existe o fato de que alguns servidores emergenciais que entraram posteriormente nunca trabalharam com a vacina contra o sarampo”, acrescentou Elizeth.
Além de informações teóricas sobre as mudanças que acontecem nas vacinas e no calendário vacinal, os profissionais tiveram aulas práticas. “Agora eles estão muito mais preparados para realizar suas funções e também orientar os pacientes”, completou a coordenadora.
Uma das responsáveis pelo treinamento, a enfermeira Oziane Alves, da Divisão de Imunização, destacou que foram repassadas todas as informações sobre as campanhas, vacinas que vão utilizar, como vacinar essa população e quais as vacinas que se pode administrar ao mesmo tempo.
Elizeth Gomes, gerente municipal de Imunização“O vacinador vai se atualizar sobre toda a parte técnica específica, inclusive sobre a seringa a ser utilizada e como é feito o registro correto no cartão de vacina”, disse.
DEPOIMENTOS
A enfermeira Daniele Casara destacou ser de suma importância essa capacitação profissional. “Precisamos constantemente ter esse aprimoramento para a nossa área. Isso proporciona mais segurança ao profissional e ao público”, comentou.
Para o coordenador do posto de vacinação que funciona no Porto Velho Shopping, enfermeiro Antônio Carlos Batista, aprimorar os conhecimentos é preciso, tendo em vista que a cada ano as campanhas de vacinação têm suas reformulações.
“A gente precisa dessa capacitação para prestar o melhor serviço à população. É mais segurança para nós e para os pacientes, por conta dessas mudanças que têm anualmente”, afirmou.