Publicada em 16/04/2022 às 11h03
A prefeitura de Cacoal, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), informa à população que o Laboratório Teuto Brasileiro comunicou a suspensão de fabricação de DIPIRONA MONOIDRATADA 500MG/ML SOL INJ 2MLC/120 GEN por tempo indeterminado.
Diante da situação, a Semusa irá reunir-se com médicos e profissionais da área de saúde para buscar um medicamento que possa ser utilizado em substituição.
Esse problema, em nível nacional, poderá prejudicar também pacientes em Cacoal, que dependam desse medicamento nas unidades de saúde.
Um outro problema que poderá afetar o município é a dificuldade em obter de soro fisiológico, como foi noticiado pela Associação Brasileira dos Centros de Diálise e Transplante (ABDCT). A Associação entrou em contato com o Ministério da Saúde, pois os estoques estão baixos e vários municípios estão enfrentando dificuldades para reposição.
A falta de soro fisiológico, em nível nacional, também poderá afetar o município, e a Semusa está envidando todos os esforços possíveis na busca de alternativas e soluções.