Publicada em 29/04/2022 às 15h03
Cacoal – Produtores de café de Cacoal estiveram reunidos esta semana para discutir sobre a colheita do produto e as notificações de auditores do Ministério do Trabalho. Segundo o vereador Paulo Henrique (PTB), os produtores estão “sendo tratados como bandidos” por auditores do MT, e que é necessário um TAC (ajuste de conduta) para que se possa discutir a legislação em vigor. Paulo Henrique, que também é jornalista e advogado, argumentou, que “é preciso preservar os direitos dos trabalhadores, mas sem interferir na economia do município”. A situação será levada a Brasília e a bancada federal de Rondônia acionada, para que a legislação seja discutida com maior amplitude sem prejuízos para produtores e trabalhadores.
Fórum – Durante os dias 3, 4 e 5 da próxima semana vereadores e assessores dos legislativos municipais do Estado estarão em Porto Velho, para participar do 3º Fórum de Legisladores municipais do Estado de Rondônia. O evento será na Assembleia Legislativa (Ale) e, na manhã de hoje (29), o vice-presidente do legislativo estadual, Jean Oliveira, presidente do diretório municipal do MDB de Porto Velho reuniu a imprensa da capital, para falar sobre o fórum. Um dos temas do evento, a Nova Lei das Licitações, que será abordada pelo experiente ministro do Tribunal de Contas da União, Benjamin Zymler, segundo o parlamentar, será fundamental, porque aborda com detalhes o assunto que é da maior importância para políticos, empresários e a comunidade em geral.
Raupp – Recentemente o ex-senador Valdir Raupp, do MDB foi absolvido pelo Supremo Tribunal Federal (STF) de acusação de desvio de recursos, na década de 90, quando governou Rondônia, que o prejudicou na tentativa de uma segunda reeleição ao Senado em 2018. Na entrevista coletiva de hoje (29), pela manhã, na Ale-RO, para anunciar a realização do fórum de vereadores, um dos assuntos entre a maioria dos presentes nos bastidores era a possibilidade de Raupp concorrer a cargo público nas eleições de outubro próximo, quando serão eleitos de presidente da República a deputados estaduais, menos prefeitos e vereadores. A maioria dos “analistas”, a maior parte jornalistas e políticos, acredita que Raupp, caso concorra ao Senado, dificilmente terá chances, mas certamente garantiria uma vaga, no caso de optar por uma candidatura à Câmara Federal.
Vereadores – Vários vereadores do interior do Estado participam semanalmente dos diversos cursos, que são oferecidos pela Escola do Legislativo (EL). As disciplinas da escola dos deputados têm como foco aprimorar a mão de obra do servidor público, a princípio do legislativo estadual, mas os demais órgãos e autarquias públicas, sejam municipal, estadual ou federal também são atendidos. Os cursos são gratuitos e também beneficiam a comunidade com as vagas excedentes. No ato da matrícula o aluno é convidado a doar uma lata de leite em pó de 400g. O alimento arrecadado é distribuído a entidades assistenciais cadastradas no Banco de Leite da Escola, desde que atendam crianças acima de um ano e a idosos. “É os deputados investindo na qualificação profissional dos servidores e da comunidade visando a melhoria da qualidade de vida de cada um”, diz o diretor-geral da escola, Fábio Ribeiro.
BR 364 – Muitas reclamações junto aos políticos sobre a precária situação de BR 364. A situação é mais dramática no trecho com aproximadamente 700 quilômetros de Porto Velho a Vilhena. Hoje pela manhã, vereadores e servidores públicos de câmaras de vereadores e prefeituras do interior, que participaram de cursos na escola dos deputados na sede em Porto Velho reclamavam da situação da 364. A cada dia os buracos aumentam, a segurança diminui e o número de acidentes cresce. As aulas na EL normalmente têm duração e 20 horas e iniciam nas segundas-feiras e terminam nas sextas-feiras. Hoje (29) os participantes dos cursos da semana estavam solicitando à direção da escola a antecipação de a entrega dos certificados de conclusão, para se evitar viajar à noite para o interior, com o temor de enfrentar os buracos na 364.
Respigo
Mais uma vez os amigos do alheiro respiraram aliviados com mais uma semana passando em branco nas áreas política e empresarial de ações da Polícia Federal (PF) no Estado. A PF realizou esta semana um trabalho mais apurado envolvendo extração e tráfico de diamante em Guajará-Mirim e Ariquemes +++ A bandeira de alerta continua tremulando. Porém o gatilho está armado e, mais dias, menos dias será acionado contra os corruptos, que “deitam e rolam” em Rondônia tendo como Norte a certeza da impunidade +++ Os deputados estaduais Cássia Muleta (Podemos-Jaru), Ribamar Araújo (PL-PVH), Eyder Brasil (PL-PVH) e Jair Montes (Avante-PVH) também estiveram na coletiva à imprensa na manhã de hoje na Ale-RO. A mobilização é grande dos parlamentares, para o sucesso do 3º Fórum dos Legisladores que será realizado no parlamento estadual na próxima semana.