Publicada em 21/04/2022 às 08h20
O SEBRAE, em parceria com o Ministério da Agricultura e outros atores ligados ao desenvolvimento regional, lançará na 9ª Rondônia Rural Show, de 23 a 28 de maio e Ji-Paraná, um amplo programa voltado para incrementar o turismo em Rondônia com destaque para os municípios de Cacoal, Ouro Preto do Oeste e Porto Velho, conforme frisa o diretor técnico do da instituição Samuel Almeida.
A proposta tem como objetivo incentivar o turismo rural aproveitando as potencialidades e belezas naturais de cada região, tornando os setores produtivos como café, cacau e pescados em atrativos aos visitantes que se deslocam dentro do próprio estado, assim como àqueles de outras regiões que buscam um contato direto com a natureza.
Gastronomia Regional
Os técnicos do SEBRAE buscaram expertise, em estados como Acre, Rio Grande do Sul e Paraná, entre outros que exploram com eficiência, o turismo rural, uma verdadeira indústria sem chaminé que gera emprego e riquezas. A gastronomia de Rondônia que apresenta do churrasco ao peixe, assado frito e ao molho, também oferece outros sabores de uma culinária miscigenada cultivada entre os habitantes de outros estados que povoaram Rondônia, com sabores e temperos diferenciados que agradam aos paladares mais exigentes.
Ao percorrer a BR 364 de Vilhena a divisa com o Acre, a realidade do sabor apresentado do mais simples ao mais sofisticado estabelecimento comercial, onde se degusta pratos variados, a constatação é mesma, de uma cultura ainda em formação. Do frango caipira ao molho apimentado com polenta, passando pelo feijão preto mexido com farinha, arroz branco e chuleta (bisteca) assada na chapa, tudo isso incrementado pelo processo de desenvolvimento econômico e social, que passa o estado de Rondônia revela que o turismo rural, tem muito a oferecer.
Com tantas belezas ainda intocáveis embalado por um desenvolvimento ambiental sustentável, Rondônia não deixa nada a desejar no quesito voltado para o turismo rural que tem tudo para se tornar desde que administrado com equilíbrio e profissionalismo em mais uma força para economia da região.