Publicada em 14/04/2022 às 13h06
Os produtores rurais de Vilhena podem ser beneficiados com diversos programas da Secretaria Municipal de Agricultura (Semagri), como o Porteira Adentro, Balde Cheio, assistência técnica, regularização fundiária, distribuição de calcário, perfuração de poços, entre outros. Para encontrar todos que tenham necessidade destes e outros serviços, a equipe técnica da secretaria faz visitas e vistorias em diversas propriedades do município, que tem a segunda maior zona rural de Rondônia, com mais de 2,5 mil km de estradas e milhares de chácaras, sítios e fazendas.
“As vistorias para efetivação do Cadastro de Produtor Rural, o CAR, são uma das funções desenvolvidas pela equipe. Verificamos a efetiva exploração agrícola, para então a realização do cadastro, necessário para a participação dos produtores nos programas da Prefeitura”, explica o secretário municipal de Agricultura, Geovane da Veiga.
Com o CAR os produtores rurais também podem emitir notas fiscais para comercialização de sua produção. De acordo com o técnico agropecuário da Semagri, Cláudio Guimarães, as vistorias ajudam a cidade a melhorar a produtividade na zona rural. “Para obter o Cadastro de Produtor Rural, além da documentação, em alguns casos há necessidade de vistorias técnicas para a constatação de atividade rural. Neles aproveitamos para orientar o produtor a respeito de técnicas de manejo para desenvolver ainda mais sua lavoura”, enfatizou Cláudio.
Esse apoio aos agricultores familiares e também aos criadores de animais em pequenas propriedades, garante que os produtores locais tenham acesso a informações atualizadas, métodos corretos para cultivo, dados sobre as boas práticas no campo, conhecimento sobre pragas, insumos, clima, solo, alimentação animal, entre outros.
Atualmente a Semagri tem mais de 4 mil produtores cadastrados e regularizados que podem ser beneficiados pelos programas que a secretaria oferece.
Sugestões, críticas, elogios e pedidos de informação ou serviços podem ser feitos diretamente à Prefeitura de Vilhena pelo WhatsApp institucional 3919-7081.