Publicada em 12/05/2022 às 15h03
Federais – A reeleição da bancada de Rondônia à Câmara Federal, composta de oito parlamentares não será missão das mais fáceis. Mariana Carvalho, que está filiada ao Republicanos deverá concorrer ao Senado. Mauro Nazif, que preside o PSB também tem missão árdua para se manter no parlamento federal. O PP não deverá ter a presidente regional, Jaqueline Cassol, que pretende disputar a vaga ao Senado. Léo Moraes, que preside o Podemos no Estado trabalha uma candidatura ao governo do Estado. Lúcio Mosquini e Expedito Netto, presidentes regionais do MDB e PSD, respectivamente, estão bem estruturados na maioria dos municípios. O mesmo ocorre com Chrisóstomo Moura e Sílvia Cristina, ambos do PL, que ficarão mais fortalecidos caso o senador Marcos Rogério (PL) confirme sua pré-candidatura ao governo.
Federais II – Dos oitos deputados, que compõem a bancada federal de Rondônia no Congresso Nacional, como já citamos, três estão se preparando para disputar outros cargos. Jaqueline e Mariana ao Senado e Léo à sucessão estadual. O quociente eleitoral, para se eleger um deputado federal deverá estar entre 80 mil a 100 mil votos, tarefa não muito fácil. Sílvia Cristina, Chrisóstomo, Nazif, Mosquini e Netto são nomes expressivos e com amplas condições de se manterem na Câmara Federal, mas será necessário muito trabalho, organização e mais nomes, mesmo sem condições de se eleger, que tenham poderio de voto, porque nas eleições gerais de outubro próximo não teremos as coligações, que facilitavam muito. Hoje serão eleitos, ou reeleitos, somente os mais bem votados de cada partido, mesmo com a possibilidade da federalização, uma parceria que não soma os votos dos partidos e exige fidelidade ao que for formatado pelo diretório nacional nos regionais.
Enfermeiros – Segundo o repórter (é assim que ele se intitula, apesar de mestre na área), Lúcio Albuquerque, na sua coluna diária “O Dia na História”, publicada em inúmeros sites de Rondônia, hoje (12), comemora-se o Dia Internacional da Enfermagem, ou Dia do Enfermeiro. Nunca os profissionais de enfermagem foram tão necessários e fundamentais como nos últimos anos, após o surgimento do covid-19, pandemia que mobilizou o mundo. Interessante é que boa parte de os políticos fazem questão de criar dia do “Dedão Inchado”, da “Tosse”, da “Gripe”, da “Hemorroida”, etc. E fazem sessões especiais para “comemorar” as datas entregando medalhas, faixas, troféus. E hoje, o que está preparado para os heróis da enfermagem, que foram –e continuam sendo– fundamentais na luta contra a pandemia? Muitos profissionais da área, que trabalharam dia e noite foram a óbitos. Enfermeiros, enfermeiras, profissionais da medicina são como Mãe, merecem homenagens, referências, sim, mas todos os dias. Obrigado por existirem!
Pavimentação – Impressiona o volume de trabalho da Prefeitura de Porto Velho com várias frentes de obras de recapeamento na área central e nos bairros. A região da Avenida Carlos Gomes entre as avenidas Jorge Teixeira e Lauro Sodré está com as ruas transversais sendo totalmente recapeadas pela municipalidade, boa parte, em parceria com o governo do Estado, através do programa “Tchau Poeira”. O bom relacionamento administrativo e político entre o prefeito Hildon Chaves (PSDB) e o governador Marcos Rocha (União Brasil) está rendendo dividendos a Porto Velho. Com as saídas da deputada federal Mariana Carvalho da presidência do PSDB e do ex-senador Expedito Júnior, uma das maiores lideranças do partido em Rondônia, o prefeito Hildon Chaves é hoje o tucano de plumagem mais importante do Estado.
Coletivo – Depender do transporte coletivo urbano em Porto Velho é correr risco de assalto, agressão ou até morte. Desde o início do ano vários passageiros e motoristas de coletivo foram assaltados por marginais em bairros da zona Leste e às imediações da Avenida Jorge Teixeira, área central da capital como ocorreu esta semana. Os marginais, armados levaram celulares e dinheiro dos ocupantes do coletivo. Como a marginalidade vem crescendo seria importante uma vigilância ostensiva por parte da empresa e uma ação mais efetiva das polícias (Civil e Militar), que há tempos vem perdendo terreno na luta contra o crime. São necessárias mais ações preventivas, ostensivas das polícias para inibir e prender os marginais, que vêm vencendo a luta contra os organismos de segurança pública. São necessárias blitze diárias, de manhã, à tarde, à noite e na madrugada. O policiamento ostensivo-preventivo tem que ser atuante e efetivo.
Respigo
No dia 25 de junho próximo, a partir das 12h ocorrerá no Pernambuco Bar, tradicional estabelecimento do ramo em Porto Velho, o Concurso de Marchinhas 2022. A promoção é do bloco Concentra, Mas Não Sai. As inscrições podem ser feitas no local (Avenida Calama, 1131-Bairro Olaria e serão encerradas no dia 18 do próximo mês. Mais informações pelos telefones (69) 98123.2393 e 99356.4164 +++ Quem está trabalhando sua pré-candidatura a deputado estadual é o empresário e piloto-aviador, Aziz Rahal, que está filiado ao Patriota. Ele é suplente da Assembleia Legislativa, foi presidente do Instituto de Pesos e Medidas-Ipem de Rondônia e concentra a maior parte das suas ações na região polarizada por Ji-Paraná, onde tem domicílio eleitoral +++ A quem é supersticioso um alerta: amanhã será Sexta-Feira 13. Quem os Céus de Rondônia estejam sempre azuis como diz a letra do lindo Hino...