Publicada em 04/05/2022 às 09h06
A Coreia do Norte disparou um míssil balístico em direção ao mar ao largo de sua costa leste nesta quarta-feira (4), informam militares sul-coreanos e a guarda costeria do Japão. O lançamento ocorreu cerca de uma semana após os norte-coreanos prometerem acelerar o desenvolvimento de seu arsenal nuclear.
O míssil voou cerca de 500 km e atingiu 800km de altura, informou o Japão.
O lançamento, que marca o 14º maior teste de armas do Norte este ano, ocorre poucos dias antes do recém-eleito presidente da Coreia do Sul, Yoon Suk-yeol, tomar posse - em 10 de maio.
Os militares da Coreia do Sul disseram ter detectado o lançamento por volta do meio-dia na área de Sunan, em Pyongyang. Sunan é onde a Coreia do Norte disparou pela última vez o que alegou ser um Hwasong-17, um "novo tipo" de míssil balístico intercontinental (ICBM), em 24 de março.
A Guarda Costeira do Japão também informou que detectou o que parecia ser um míssil balístico disparado da Coreia do Norte .
O último lançamento ocorreu menos de três semanas depois do disparo de uma nova arma tática guiada em 16 de abril, com o objetivo de aumentar as capacidades nucleares do país.
Pyongyang recentemente intensificou os testes de armas, retomando os lançamentos de mísseis de longo alcance pela primeira vez desde 2017 em março. Autoridades em Seul e Washington dizem que o país norte-coreano também pode estar se preparando para uma nova rodada de testes nucleares.
Na semana passada, o líder norte-coreano Kim Jong-un prometeu acelerar o desenvolvimento do arsenal nuclear de seu país.