Publicada em 09/05/2022 às 14h37
Há um hotel na cidade de Odesa, no sul da Ucrânia, que ficou conhecido localmente como “a fortaleza do mundo russo”.
O empreendimento de luxo chamado “Grande Pettine” está situado em uma praia do Mar Negro. Quando o movimento pró-Rússia em Odesa estava no auge – cerca de 10 anos atrás – o complexo realizou conferências dedicadas à irmandade da Ucrânia e da Rússia. Um deles foi chamado: “Desafios da crise global: a unidade da Ucrânia e da Rússia”.
O lugar atraiu personalidades de talk shows russos e alguns dos políticos russos mais agressivos. Ainda é propriedade de um empresário que era proeminente no Partido das Regiões pró-Rússia.
Este fim de semana, o “Grand Pettine” foi atingido por pelo menos um míssil de cruzeiro russo, sofrendo danos graves.
Dadas as boas lembranças dos russos influentes pelo calor e luxo oferecidos pelo resort do Mar Negro, parece improvável que tenha sido deliberadamente visado.
A CNN entrou em contato com o hotel nesta segunda-feira (9) e foi informada de que não poderia fornecer uma resposta até que o toque de recolher terminasse na terça-feira.
“Os prédios do complexo hoteleiro e de restaurantes, bem como a infraestrutura de serviços públicos, foram destruídos e danificados. Não há vítimas ou feridos”, disse na segunda-feira a promotoria em Odesa.