Publicada em 24/05/2022 às 11h21
Senado – O PRB é presidido no Estado pelo deputado Alex Redano, de Ariquemes, presidente da Assembleia Legislativa (Ale). Na janela de migração partidária (3 de março a 1º de abril), deputados federais e estaduais puderam mudar de partido, sem punição, como a perda do mandato, por infidelidade partidária. A jovem deputada federal Mariana Carvalho, que presidia o PSDB em Rondônia deixou o partido e se filiou ao PRB, ou Republicanos, sigla da base do governador Marcos Rocha, presidente do União Brasil e pré-candidato à reeleição. Mariana é muito ligada ao filho do presidente Jair Bolsonaro (PL), o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), que coordena o processo da pré-candidatura do pai à reeleição. Quem preside o PL no Estado, é o senador Marcos Rogério, da linha de frente de Bolsonaro. Quem acompanhou a CPI do Covid-19, sabe disso.
PRB II – Redano está fechado com Marcos Rocha no processo de reeleição do governador. Mariana é pré-candidata ao Senado. Marcos Rogério é pré-candidato a governador, ou seja, adversário de Rocha. Apoiar dois nomes ao mesmo cargo não é recomendável a Bolsonaro. Outro problema é com relação ao Senado. O empresário de Vilhena, Jaime Bagattoli foi candidato ao Senado em 2018, ficou na terceira colocação (212.077 votos) e quer entrar na disputa este ano. Ele está no PL, mas o pré-candidato de Marcos Rogério é o ex-senador Expedito Júnior, do PSD, que apoiou Rogério em 2018, quando ele foi o mais bem votado em Rondônia com 324.939 votos. Em Rondônia a disputa pelo apoio do presidente e pré-candidato à reeleição de as lideranças políticas ligadas a ele é enorme.
Senado – Vamos ao balanço de como está a situação, hoje, de uma pré-candidatura à única das três vagas ao Senado, que estará em disputa nas eleições de outubro próximo. Mariana Carvalho deixou a presidência dos tucanos no Estado e se filiou ao PRB, do deputado Alex Redano, que estaria fechado com o Marcos Rocha, no processo de pré-candidato à reeleição com apoio de Bolsonaro. Ela tem a preferência de Flávio Bolsonaro. Bagattoli também quer a vaga e, apesar de ter animosidade com Rocha é pessoa muito próxima de Bolsonaro. Expedito é o preferido de Marcos Rogério, pré-candidato ao governo do Estado e quer o apoio do ex-senador e líder político regional. Quem terá as bênçãos de Bolsonaro: Mariana ou Bagattoli? Ou prevalecerá a força de Rogério? A bolsa de apostas está aberta. E ainda temos a disputa pelo governo do Estado. Qual dos Marcos terá “as bênçãos” de Bolsonaro? Rocha ou Rogério?
RRS – Inaugurada no sábado (21) e aberta ao público desde domingo, a 9ª Rondônia Rural Show (RRS), nos primeiros dias de funcionamento não teria atendido as expectativas. Reclamações da praça de alimentação e até da logística interna foram comuns durante o período, inclusive a baixa movimentação de público. A expectativa é de 200 mil pessoas circulando pelo parque durante os dias da mostra, que será encerrada no sábado (28), além de movimentação financeira em torno de R$ 3 bilhões. A RRS não acontecia desde 2019, devido a pandemia, que assustou o planeta. A feira é considerada a mais importante da região norte nos segmentos de agronegócio e de tecnologia.
Muleta – Emenda parlamentar da deputada estadual Cássia Muleta (Podemos-Jaru), no valor de R$ 500 mil foi destinada para a Santa Casa de Misericórdia de Ji-Paraná, que atende pelo SUS com diagnósticos e ações terapêuticas de média complexidade e em várias especialidades médicas. A casa de saúde também tem uma ótima equipe multiprofissional de atendimento exemplar à população. Moradores de Jaru, Theobroma, Governador Jorge Teixeira, Tarilândia e São Miguel do Guaporé também são atendidos pela equipe da Santa Casa de Ji-Paraná. Cássia é presidente da Comissão de Saúde da Ale-RO e prioriza o segmento em suas ações legislativas, pois a “saúde do povo é a garantia de melhor qualidade de vida”, diz a deputada.
Respigo
Hoje (24) é feriado municipal em Porto Velho, quando se comemora o Dia da Padroeira do município, Nossa Senhora Auxiliadora. Apesar do feriado, boa parte do comércio esteve aberto durante a manhã no centro e nas principais regiões comerciais nas zonas Leste e Sul +++ A Assembleia Legislativa (Ale) está instalada esta semana em Ji-Paraná dentro da Rondônia Rural Show (RRS), por determinação do presidente Alex Redano (PRB-Ariquemes). As duas sessões ordinárias da semana serão realizadas na RRS priorizando os assuntos relacionados à região polarizada por Ji-Paraná +++ Desde sexta-feira (20) que os servidores da Ale-RO estão com o sorriso de orilha a orelha. É que o pagamento de maio foi depositado no último dia útil da semana anterior +++ O combate à violência no trânsito de Porto Velho deve ser priorizado pela Secretaria Municipal de Trânsito (Semtran). Continuam elevados os índices de acidentes, boa parte fatais com motoqueiros no centro e nos bairros da capital +++ A maior parte dos atendimentos no Pronto Socorro João Paulo II é de motoqueiros envolvidos em acidentes. Como Porto Velho não tem PS municipal os pacientes são atendidos em macas e colchoes nos corredores devido ao excesso de acidentes matando e mutilando pessoas.