Publicada em 27/05/2022 às 10h56
Está sendo encerrado hoje (27) o 35º Encontro das Escolas do Legislativo do Brasil, promovido pela Associação das Escolas do Legislativo do Brasil (Abel). O evento teve início na quarta-feira (25) em Belo Horizonte (MG) com ampla programação visando a melhoria permanente dos cursos oferecidos pelas escolas mantidas pelas Assembleias Legislativas.
O diretor-geral da Escola do Legislativo (EL) de Rondônia, Fábio Ribeiro, participa do curso com a diretora pedagógica Carmen Ronconi. Segundo Fábio, uma das prioridades na programação é o “Programa de Educação para Cidadania e Juventude”, de formação totalmente online, “fundamental, após o período de pandemia mundial com o covid-19”.
Outro item importante do evento da Abel é o “Desenrola!”, que está dentro da programação do Parlamento Jovem, que aborda de forma direta e objetiva a política e a cidadania. A meta é incentivar e destacar a importância da educação política ignorando a tendência partidária, e fomentando nos jovens “o interesse nas decisões, que estão afetas aos seus municípios”, argumenta Fábio Ribeiro.
O público-alvo do “Desenrola!” é formar um Parlamento Jovem tendo como público-alvo alunos de oitavos e nonos anos e do ensino médio. O evento em Belo Horizonte também comemora os 30 anos de fundação da Escola do Legislativo de Minas Gerais, “a primeira do Brasil, que serviu de espelho para a fundação da nossa escola”, diz Fábio Ribeiro.
A escola dos deputados é mantida pela Assembleia Legislativa (ALE), presidida pelo deputado Alex Redano (Republicanos), e mantém parceria com a Abel. O diretor-geral Fábio Ribeiro ocupa cargo de presidente do Conselho Fiscal na diretoria da Abel.