Publicada em 06/05/2022 às 10h39
Depois de 2 anos sem campeonatos nacionais devido a pandemia de Covid-19, finalmente será dado neste sábado (07) o kickoff oficial do Brasileirão de Futebol Americano, com a partida entre Manaus FA e Porto Velho Miners, que será realizada no estádio Carlos Zamith, na capital amazonense.
Organizado pela CBFA - Confederação Brasileira de Futebol Americano, o Brasileirão de FA terá início com um fato histórico: pela primeira vez, a partida de abertura de uma competição nacional da modalidade será realizada entre 2 equipes do Norte.
Para o gestor do Manaus FA, Renner Silva, essa é uma grande oportunidade para a região. É a chance de mostrar para o país que Manaus tem um bom potencial esportivo e que com o pontapé inicial do campeonato sendo realizado na cidade amazônida, pode gerar oportunidades em curto prazo
“Mesmo sem certezas, fizemos um bom trabalho de casa e agora estamos começando a colher frutos”, destacou Renner, ressaltando como a equipe e a diretoria trabalharam para que a modalidade voltasse depois desses 2 anos de pandemia no país.
Head Coach do Porto Velho Miners, Maycon Facuri ressalta o marco histórico do kickoff para a região: “sabemos que todos os olhos do FABR estarão voltados para a partida, sendo uma ótima oportunidade, não só para o Miners e para o Manaus, mas para o futebol americano do Norte mostrar sua força e se consolidar no cenário nacional”.
Maycon também ressalta o orgulho de todos os envolvidos que acreditaram no esporte até chegar neste momento. Sobre ser a primeira participação de uma equipe de Rondônia, há 2 anos eles não acreditavam que era possível. Ele reforça também que 95% dos atletas do elenco são crias da própria equipe e que a falta de experiência para boa parte dos atletas podem ser um fator contra, mas que todos estão encarando com extrema seriedade e responsabilidade.
Manaus, a grande força do Grupo N do Brasileirão
Considerado por muitos como o time "a ser batido" no Grupo N (chave formada com as equipes da Região Norte), o Manaus FA se reforçou bastante para a temporada, trazendo jogadores de renome nacional e treinadores de fora.
Para o gestor Renner Silva, a contratação de Rodrigo Rios trouxe outra mentalidade para a equipe na questão de metodologia, mas destaca que se a preparação tivesse começado mais cedo, poderíamos ver um Manaus mais forte, mas garante que os atletas apresentarão uma evolução técnica já no Brasileirão de Futebol Americano e que todos estão ansiosos para entrar em campo.
Já nas expectativas para a competição, diz que existe aquela ansiedade natural, por conta de ser a primeira competição da equipe. Ele destaca a disparidade entre regiões, mas confia que a equipe manauara fará um bom campeonato e evoluirá como time no decorrer da competição nacional.
A estreia de Rondônia em uma competição nacional
O fato da abertura do Brasileirão de FA ser realizado em Manaus não será o único fato histórico da partida deste fim de semana. Pela primeira vez, um time do estado de Rondônia fará parte da elite da modalidade: o Porto Velho Miners, equipe criada em 2014.
Para Maycon Facuri, head coach do Miners, há 2 anos seria quase impossível pensar em um time de Rondônia disputando a elite do campeonato nacional. Ele reforça também que 95% dos atletas do elenco são crias da própria equipe e que a falta de experiência para boa parte dos atletas podem ser um fator contra, mas que todos estão encarando com extrema seriedade e responsabilidade.
Ainda de acordo com o HC da equipe de Porto Velho, a preparação para o Brasileirão de Futebol Americano começou em fevereiro, e foi separada em 4 fases: parte física, parte tática, parte técnica e instalação de jogadas.
“Conseguimos realizar em média 3 treinos por semana nesse período, o que contribuiu para a evolução vertiginosa da equipe”, comenta o head coach.
Para o primeiro jogo, as expectativas são de minimizar erros e maximizar acertos, além de fazer uma boa apresentação: “temos ciência que a equipe do Manaus é a atual campeã do Norte, e veio se reforçando com atletas de dentro e fora do Amazonas. O resultado do jogo será uma consequência dessa apresentação. Esperamos que no fim, sejamos bem sucedidos”, finaliza Maycon.