Publicada em 30/05/2022 às 10h09
A 9ª Rondônia Rural Show se encerrou neste sábado sendo mais um sucesso de público e de negócios. Segundo o Governo de Rondônia, mais de R$ 1 bilhão foram negociados durante os dias 23 e 28 de maio. Um grande público também esteve presente ao evento deste ano, que marcou o seu retorno, após dois anos consecutivos adiado em função da pandemia. Mais de 3 mil pessoas estiveram participantes das atividades que o Sebrae em Rondônia preparou para o empreendedor rural.
Além do time do atendimento do Sebrae, sempre disposto a dar explicações, orientações e debatendo com os visitantes, o Sebrae em Rondônia buscou em grandes instituições que representam o setor produtivo o apoio necessário para a programação recheada de conteúdos de grande valor.
Fruto de um trabalho sério e consistente que o Sebrae tem desenvolvido nos últimos anos, sobretudo junto às cadeias produtivas prioritárias que têm, aliás, transbordando as fronteiras de Rondônia e alcançado não só a Amazônica como um todo mas como o país de maneira geral, os parceiros engrandeceram ainda mais o amplo estande especialmente preparado para receber os visitantes nos seis dias do evento.
Por esta razão que o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) enviou a Secretária Executiva da pasta, Mara Marlene e seus técnicos para apresentarem suas ações, como o Brasil Mais Cooperativo, o plano Norte + Sustentável, entre outros temas.
A Superintendência de Desenvolvimento da Amazônia (Sudam) apresentou sua estratégia de atuação para o desenvolvimento da região, bem como projetos especiais, como o FNO e e os incentivos fiscais da Amazônia Legal pelo seu diretor de fundos, incentivos e atração de investimentos, Roger Araújo.
A Confederação Nacional da Agricultura (CNA) esteve debatendo os desafios e oportunidades da piscicultura, atividade com muita força em Rondônia, e, para isso, seu coordenador nacional do comité de aquicultura, Francisco Hidalgo Farina, produtor radicado em Ariquemes. A Apex Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportação e Investimentos) trouxe as oportunidade de Alimentos Bebidas na Amazônia e seus apelos Globais.
Além de todo esse conteúdo técnico preparado pelos parceiros do Sebrae na Rondônia Rural Show, o estande virou um grande centro de encontro entre lideranças do setor produtivo, bem como reuniões estratégicas e muito networking. Se debateu o varejo, Turismo, políticas públicas e tantos assuntos que promovem grandes transformações na sociedade.
O Sebrae agradece os parceiros que contribuíram também para a degustação e produtos amazônicos como tambaqui de Rondônia, cafés especiais e chocolates. Parceiros como Zaltana, Cacau Raiz, Tertúlia Cafeteria com o barista Maikon Del Piero, que trabalhou com os cafés especiais Hel, Café Campeão, Café Don Bento, Café Canindé, Café Suá e Café Quentinho. Foi um sucesso de sabor esta semana em Ji-Paraná.