Publicada em 16/05/2022 às 09h44
O Grupo de Atuação Especial de Defesa do Patrimônio Público e Combate à Criminalidade Criminal do MPRO (GAECRI), representado pela sua Coordenadora, Promotora de Justiça Fernanda Alves Pöppl, participou da reunião dos coordenadores do Grupo Nacional do Patrimônio Público (GNPP).
O evento, sediado no Ministério Público do Rio de Janeiro, foi realizado de forma presencial nos dias 12 e 13 de maio, com proposta de estreitar relações e possibilitar o aprofundamento de discussões de assuntos de interesse nacional e a atuação dos coordenadores na defesa do Patrimônio Público.
A abertura foi feita pelo Procurador-Geral de Justiça do Rio de Janeiro, Luciano Mattos.
Dentre os temas tratados, tiveram destaque a recuperação de ativos desviados e a identificação de fraudes e atos de corrupção praticados por meio de Organizações Sociais (OS), que comumente são alvo de desvios milionários, ponto agravado pela pandemia e pelo período eleitoral que se aproxima.
Nesse sentido, debateu-se a necessidade de envolver novas formas de atuação na defesa do Patrimônio Público, sobretudo por meio de integração das áreas cíveis e criminais.
A Promotora de Justiça Fernanda Alves Pöppl destacou que o evento teve o propósito de alinhar ações conjuntas, numa nova visão do Ministério Público, de uma ação coletiva entre os Estados, desenvolvendo um planejamento estratégico na aplicação da atuação da defesa do patrimônio público.