Publicada em 23/05/2022 às 09h11
COMEMORA-SE
Dia Internacional para Acabar com a Fístula Obstétrica. Dia da Juventude Constitucionalista (SP). Dia da Tartaruga.
Católicos lembram São João Batista de Rossi.
BRASIL
• 1789 — Prisão do poeta Tomás Antônio Gonzaga pela participação na Inconfidência Mineira, sendo exilado para a África. 1865 — Nasceu Epitácio Pessoa, 11º presidente do Brasil (1919/1922). Em 1932 — Em São Paulo, quatro estudantes são baleados e mortos em manifestação contra Getúlio Vargas, gerando a Revolução Constitucionalista dias depois. 1972 — Nasceu o piloto Rubens Barrichello. 1962 — O filme O Pagador de Promessas, dirigido por Anselmo Duarte, conquista a Palma de Ouro do Festival de Cannes, na França.
MUNDO
1964 - 320 pessoas morrem em um tumulto durante uma partida de futebol entre Peru e Argentina. 1995 — Liberada a primeira versão da linguagem de programação Java.
FOTO DO DIA
O que levou Getúlio Vargas a decidir ficar em Porto Velho mais de dois dias, quando o anunciado seriam só três horas, almoçar, inaugurar uma usina de luz (foto) e novamente pegar o hidroavião e ir a novos destinos? Aproveitando o personagem “Chicó” (“O Auto da Compadecida”), pode ser dito também “Não sei, mas sei que foi assim”, a permanência de Getúlio na cidade sede da Madeira-Mamoré. Foram quase três dias inteiros numa urbe com 5 mil habitantes naqueles dias de outubro de 1940. Para o historiador Aleks Palitot (https://alekspalitot.com.br/getulio-vargas-em-porto-velho-75-anos/) a explicação é simples: principal liderança local, o capitão Aluízio Ferreira teria sensibilizado Vargas com muitas atividades, conseguindo, com isso, que quase 3 anos depois fosse criado o Território Federal, e a capital em Porto Velho. Aliás, é um bom assunto para historiadores se debruçarem.