Publicada em 16/05/2022 às 14h49
Jesualdo – Muito ruim para a política de Rondônia a decisão do ex-deputado estadual e ex-prefeito de Ji-Paraná (dois mandatos seguidos), Jesualdo Pires, filiado ao PSB em não disputar as eleições deste ano. Na verdade, está se afastando do processo político-partidária, para cuidar dos seus negócios particulares e ficar mais próximo da família. A modernidade atual, onde ao apertar um botão é possível acabar com o mundo, a decisão de priorizar a família é das mais corretas, pois hoje, o convívio familiar está a cada dia mais distante, apesar da proximidade presencial. Infelizmente. Quando se perde o Pai e principalmente a Mãe, é que eles são lembrados, pela maioria dos filhos. Pena que seja tarde. Saudades dos abraços e beijos no querido Pai Jurandir e da adorada Mãe, Dona Nanza...
PSB – A desistência de Jesualdo Pires em concorrer nas eleições gerais deste ano (presidente da República, governadores, uma das três vagas ao Senado de cada Estado e do Distrito Federal, Câmara Federal e Assembleias Legislativas) deixa o PSB, partido presidido em Rondônia pelo deputado federal Mauro Nazif em situação difícil. A perspectiva é que, casa partido, desde que cumprido o quociente eleitoral e a cláusula de barreira, para eleger um deputado federal some de 80 mil a 100 mil votos. Tendo Nazif como candidato à reeleição e Jesualdo como parceiro certamente o PSB, no mínimo manteria a vaga na Câmara Federal, hoje ocupada por Mauro. Sem Jesualdo a missão será mais difícil para uma tentativa da pré-candidatura à reeleição de Nazif.
Senado – Nas últimas semanas circularam comentários no cada dia, a cada dia mais movimentado nos bastidores da política, que Nazif estaria estudando uma pré-candidatura ao Senado. Após o encontro do PL em Ji-Paraná, no sábado (14) partido presidido regionalmente pelo senador Marcos Rogério, pré-candidato a governador, que seu aliado, o ex-senador Expedito Júnior, do PSD, poderia abrir mão de uma pré-candidatura ao Senado, em favor do empresário do Cone Sul, Jaime Bagattoli, que reivindica a vaga, a disputa ao Senado, ficaria bem menos difícil para Nazif tentar. Uma candidatura ao Senado teria uma campanha de muito menor investimento econômico, pois é um cargo majoritário e sem segundo turno. Quem chegar à frente, leva. Como dizem que Nazif “tem escorpião” no bolso”, não estaria descartada uma investida ao Senado, agora sem Jesualdo como companheiro na disputa pelas vagas na Câmara Federal. Quem viver verá...
Fraldas – A carência de fraldas no almoxarifado da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), de Porto Velho, motivo de comentário do jornalista Osmar Silva, no seu site “Notícias Tudo Aqui”, através de o vídeo mais recente de o “Sem Papas na Língua”, é preocupante. Segundo Osmar, há três meses não há fraldas disponíveis no setor de saúde pública da capital, numa demonstração de desleixo e falta de organização, o que não são comuns na administração do prefeito Hildon Chaves (PSDB). Não há explicações convincentes de o motivo da falta de fraldas, peça indispensável e necessária para atender à população carente do município. Alguém tem que ter as orelhas puxadas e ser advertido com veemência, pela irresponsabilidade.
Polícia – O trabalho realizado pela Polícia Militar (PM) em Porto Velho entre os dias 12 e 14 da última semana, denominado de “Operação Saturare” foi dos mais satisfatórios e deve ser efetivado pela corporação, devido ao elevado índice de crimes dos últimos meses, não somente na capital, mas também no interior. Durante os dias 12, 13 e 14 a PM ocupou ruas e avenidas no centro e nos bairros com barreiras móveis em pontos estratégicos da cidade no combate a crimes de lesões corporais, roubos, furtos, estupros, porte ilegal de armas de fogo, tráfico de drogas e receptação. A “Operação Saturare” (Saturação) de combate a crimes fomentou trabalho dos mais eficientes da PM, que deveria –ou deve– ocorrer no mínimo duas vezes por semana, inclusive no interior, para conter a crescente onda de violência. O trabalho preventivo-ostensivo, afeto à PM deve ser incentivado, porque a criminalidade está assustando e preocupando a população.
Respigo
Continuam abertas as inscrições para o Concurso de Marchinhas 2022, organizado pelo Bloco Concentra, Mas não Sai!, de Porto Velho, que será realizado no dia 25 do próximo mês de junho. Segundo um dos organizadores, o competente e participativo Carlinhos Maracanã, as inscrições estarão abertas até o dia 18 de junho +++ Os interessados devem procurar o Pernambuco Bar, na avenida Calama, ou pelos telefones (69 9.8123.2393 e 9.9356.4164. Serão premiados os três primeiros colocados +++ E a friagem anunciada a partir de hoje (16), pelo que tudo indica, não foi suposição e nem informações exageradas dos especialistas da área. Por volta das 13 horas a temperatura era de 25 graus e sensação térmica de 26 graus em Porto Velho +++ Como a previsão dos institutos de meteorologia é de geadas fortes no Sul, que não são novidades, porém na Bahia, já preocupa. Setores de assistência social do Estado e dos municípios devem se prepararem, porque os indicativos é que teremos temperaturas abaixo de 15 graus, que para o morador de Porto Velho, por exemplo, é um “rigoroso inverno”.