Publicada em 10/05/2022 às 14h24
PDT – Presidido no Estado pelo senador Acir Gurgacz, o PDT perdeu na janela de migração partidária (3 de março a 1º de abril), aberta aos deputados (federal e estadual) para troca de partidos sem punição, como a perda do mandato por infidelidade, a deputada estadual Rosângela Donadon, de Vilhena, que migrou para o União Brasil. Hoje o nome do PDT com peso político para se eleger à Assembleia Legislativa (Ale) é do ex vice-governador e ex-deputado estadual, Airton Gurgacz, que é pré-candidato. Mas dentro do PDT comenta-se, que a secretária do partido, Marly Mendonça, com domicílio eleitoral em Porto Velho e com amplo trânsito junto aos pedetistas deverá colocar seu nome como pré-candidata ao legislativo estadual.
Governador – O senador Marcos Rogério, presidente estadual do PL estará reunindo membros do partido e convidados para o encontro regional do próximo sábado (14) em Ji-Paraná, que tratará da filiação partidária visando as eleições de outubro próximo. Marcos Rogério é pré-candidato a governador e trabalha intensamente na organização do partido, que assumiu recentemente, para fortalecer sua pretensão de governar o Estado a partir do próximo ano. Senador mais bem votado (324.939 votos) nas eleições de 2018, Marcos Rogério que se destacou nacionalmente na defesa do presidente Jair Bolsonaro, na CPI da Covid-19, inclusive, esteve cotado para ministro tem uma dura missão pela frente. Por isso organiza o PL, no Estado. O encontro será no Espaço Mediterrâneo a partir das 14 horas na Capital da BR.
Samuel – A câmara de vereadores de Candeias do Jamari aprovou por unanimidade a criação do Distrito de Samuel. A conhecida Vila de Samuel surgiu na ocasião da construção da Hidrelétrica de Samuel, a primeira do Estado e da maior importância para o desenvolvimento econômico, social e financeiro de Rondônia. Há tempos a Vila tem plenas condições de se tornar distrito, pois tem estrutura técnica, financeira, educacional e populacional, para isso. Com os vereadores aprovando a criação do Distrito de Samuel, a decisão foi encaminhada para o prefeito Valteir Queiroz (Patriota), que deverá sancioná-la nos próximos dias efetivando uma luta de anos dos mais de 7 mil moradores de Samuel.
Contrassenso – No mínimo ridícula a nota da Polícia Rodoviária Federal sobre o acidente que matou o cantor Alexsandro da dupla com Conrado na BR 116, sobre um motorista, que filmou o ônibus fazendo ultrapassagens abusivas, rodando a velocidades excessivas e que tombou, após o estouro de um pneu. “Cumpre-nos esclarecer que o uso do celular na direção representa conduta proibida pelo CTB, cuja lesividade na causa de acidentes supera o próprio excesso de velocidade. Sendo assim, o condutor que gravou o vídeo causou mais risco ao trânsito do que o motorista que imprimiu velocidade excessiva, porém este último acidentou-se em virtude do estouro do pneu”, disse à polícia. Não há infração de trânsito “meia” grave. Ambos cometeram infração grave e um deles, infelizmente, morreu e matou outros seis.
Senador – É no mínimo muito questionável a “dúvida” do senador Marcos Rogério, que preside o PL no Estado e é pré-candidato a governador sobre quem o partido lançará como pré-candidato ao Senado. Um dos nomes é do ex-senador Expedito Júnior, do PSD, partido parceiro do PL nas eleições gerais deste ano. O outro pré-candidato é Jaime Bagattoli, que foi candidato na “aba” do presidente Bolsonaro, nas eleições de 2018 e ficou na terceira colocação com 212.077 votos na disputa pelas duas vagas ao Senado. Empresário bem-sucedido na região de Vilhena, mas prepotente e arrogante, Bagattoli acredita, que terá número elevado de votos como em 2018, porém, deve estar enganado. A torcida é grande, para que dispute as eleições deste ano, para saber, se ele é realmente bom de voto como acredita. Quem viver verá...
Respigo
O presidente do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de Rondônia-Sinjor, Zacarias Pena Verde está convidando os associados para café da manhã na quarta-feira (11), na sede do Sindicados dos Servidores Federais do Estado de Rondônia-Sindsef, em Porto Velho, a partir das 9h. Na ocasião Zacarias fará um balanço do período em que está à frente da entidade e apresentará o Plano Sinjor de Saúde +++ Muitos empresários Rondônia, da área de mídia, reclamando de atraso no pagamento de publicidade. Algumas empresas não apresentam as documentações necessárias e acabam prejudicando que está com tudo em dia +++ Impressiona o volume de obras de pavimentação –recapeamento– de ruas e avenidas de Porto Velho, no centro e nos bairros. Com o fim do inverno amazônico (chuvas) o Departamento de Obras da prefeitura da capital trabalha com inúmeras frentes visando concluir a meta de 100 quilômetros de pavimentação que o município tem em parceria com o governo do Estado, através do “Tchau Poeira”.