Publicada em 19/05/2022 às 11h10
Porto Velho participa, nesta semana, de um dos principais encontros nacionais de lideranças públicas da educação infantil e fundamental de todo o Brasil. Secretários de educação e lideranças pedagógicas se reúnem na cidade de São Paulo para compartilhar aprendizados e boas práticas.
O encontro é realizado pela Fundação Lemann e segue até a sexta-feira (20). O objetivo é fomentar a colaboração entre os diferentes atores da educação, a fim de contribuir com a melhoria do ensino e aprendizagem.
“Nós estamos trabalhando para que as secretarias de educação e escolas estejam, cada vez mais, em sintonia, desenvolvendo políticas públicas e realizando formações continuadas que contribuam para o aprendizado dos alunos”, disse Gláucia Negreiros, titular da Secretaria Municipal de Educação (Semed).
Na oportunidade, o presidente da União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), Luiz Miguel Martins, debateu sobre os principais desafios que a educação brasileira enfrenta e também compartilhou propostas para resolver esses desafios.
Encontro discute estratégias para desempenho na rede públicaEntre as principais ações promovidas pela Undime para solucionar os problemas enfrentados pela educação básica, está o trabalho em rede, desenvolvido com a articulação de seccionais em todos os estados.
O encontro é realizado anualmente e tem a participação de membros das redes de educação e lideranças da Fundação Lemann, além de especialistas e autoridades públicas para debater os desafios públicos do Brasil e as soluções capazes de gerar impactos positivos, profundos e duradouros para o futuro do país.
“Apostamos na próxima geração que está em sala de aula. Não é justo deixar essas crianças para trás. Hoje, aos 10 anos de idade, mais de 50% das crianças são analfabetas. A pandemia nos levou a esse prejuízo, mas vamos avançar novamente”, frisou o CEO da Fundação Lemann, Deniz Mizne.
“A nossa participação no encontro “Redes que Transformam” vai abrir novos campos e horizontes dentro desse ambiente educacional e isso vai ser reproduzido direto nas escolas de Porto Velho, proporcionando soluções para que o atual quadro educacional seja superado de forma otimizada e com impacto positivo direto nos alunos da rede municipal de ensino”, finalizou Gláucia Negreiros.