Publicada em 03/05/2022 às 10h12
Em reunião na última segunda-feira, 02, com representantes da Prefeitura de Ariquemes, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Governo do Estado de Rondônia, representante do Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias (Inpev), engenheiros agrônomos, Associação dos Revendedores de Agrotóxicos do Vale do Jamari (Arpavaj), Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental (Sedam), Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril (Idaron), foram tratados assuntos urgentes sobre o aumento expressivo no uso de agrotóxicos em função da expansão da produção de grãos no município, acarretando em volumes cada vez maiores de embalagens vazias, e os desafios encontrados no descarte correto.
Produtores rurais e todos os inseridos na cadeia produtiva agropecuária são chamados a participarem da campanha de devolução de embalagens vazias de agrotóxicos, movimento que marca uma das atividades a serem celebradas no Dia Nacional do Campo Limpo, comemorado no dia 18 de agosto.
A campanha pretente ter a adesão dos usuários e comerciantes destes insumos na produção agrícola, seguindo as devidas orientações quanto à manipulação e, principalmente, a destinação adequada das embalagens vazias, que dependem da realização de tríplice lavagem ou lavagem sob pressão seguidas da inutilização das mesmas, com a abertura de um ou mais buracos ao fundo.
De acordo com o engenheiro agronômo, Acir Braido, servidor da Sema, as embalagens podem ser entregues ao posto de recebimento da Arpavaj, que fica localizado no final da Avenida Canaã, esquina com a Linha Gaùcha. A ação vai contribuir com o processo de logística reversa, isto é, devolvendo as embalagens vazias de agrotóxicos. “Há necessidade de apoio por parte de todos os envolvidos, visando incentivar e melhorar os trabalhos de recolhimento destes materiais, evitando, assim, riscos ao meio ambiente e a saúde do homem do campo”. Destacou Acir.