Publicada em 17/05/2022 às 12h13
O vice-reitor da Universidade Federal de Rondônia (UNIR), professor Juliano Cedaro, junto com pró-reitores da Universidade e a Chefe de Gabinete, Elyzania Tavares, recebeu alunos representantes do Diretório Central dos Estudantes (DCE), na manhã desta segunda-feira, dia 16. A reunião foi agendada pela Reitoria da UNIR para atualizaros representantes do DCE sobre o andamento de melhorias que têm sido realizadas no Campus, especialmente nas cantinas e na iluminação dos espaços comuns, e sobre as tratativas que a Universidade tem mantido com a prefeitura de Porto Velho a fim de garantir maior frequência e disponibilidade de ônibus na linha Campus UNIR. Os estudantes também pediram a inclusão de outros itens na pauta da reunião.
Também foi tratado do andamento dos processos na UNIR para a instalação do Restaurante Universitário no Campus de Porto Velho e de obras que seguem em andamento em diversos campi da instituição. Na avaliação do vice-reitor, “A reunião foi bastante proveitosa, especialmente para esclarecer dúvidas dos estudantes quanto aos trâmites necessários para se alcançar a resolução de questões que são urgentes para toda a comunidade acadêmica. Toda a gestão da Universidade está empenhada nisso e agora sabemos que os representantes dos estudantes estão informados sobre as etapas a serem vencidas até lá”.
Na pauta inicial da reunião motivada pela Reitoria estava a realização de ações envolvendo os estudantes para conscientizar acomunidade acadêmica sobre a manutenção dos espaços no Campus de Porto Velho, aí incluídas ações com relação aos animais que vivem no campus, as obras de manutenção que têm sido realizadas, o que envolve uma das cantinas. Também estava previsto tratar do transporte público municipal, principal meio de acesso de alunos entre a zona urbana de Porto Velho e o Campus da UNIR. Com relação a estes temas, os representantes do DCE, entre eles o coordenador geral da entidade, Alexandre de Melo, adiantaram que deverão se engajar nos esforços para conscientizar o conjunto dos estudantes sobre a necessidade de ajudarem a manter os espaços.
Com relação ao transporte urbano, a prefeita do Campus de Porto Velho, Alessandra Dias, salientou que desde dezembro de 2021 a UNIR tem atualizado a Semtran da Capital sobre o reinício das aulas presenciais, e que desde a primeira semana de aulas, em abril, o contato tem sido constante para ajustar a oferta de ônibus de acordo com a demanda de estudantes, a fim de garantir os meios necessários para garantir o melhor atendimento à comunidade acadêmica, inclusive alterando o ponto final da linha Campus UNIR para garantir maior segurança para os estudantes.
Restaurante Universitário – Sobre os processos para a entrega do Restaurante Universitário à comunidade acadêmica, que foi o principal assunto tratado na reunião, os pró-reitores de Planejamento, George Queiroga, e de Cultura, Extensão e Assuntos Estudantis, Neiva Araujo, com apoio das equipes técnicas, apresentaram aos estudantes a situação atual. Como foi detalhado, o planejamento para execução de todas ações necessárias para a entrega do RU está dividida em três etapas: a construção, que foi formalmente concluída no último dia 28 de abril; a aquisição e instalação dos equipamentos específicos para o RU; e a contratação da prestação dos serviços especializados para gestão do RU e fornecimento da alimentação.
Sobre a construção do prédio do RU os estudantes foram informados das razões para a duração de dez anos, o que se deveu à saída de diversas empresas, que foram contratadas, por meio de licitação pública, das obras. Estas saídasaconteceram por diferentes motivos, desde a simples desistência até falência, e que a cada vez que algo assim ocorria havia a necessidade de novo processo licitatório. Já no começo de 2020 a obra, que havia sido retomada, foi novamente paralisada em função da pandemia de Covid-19, para ser reativada somente no final de 2021. A entrega foi realizada no final do último mês de abril, e com isso é possível avançar para a segunda-etapa.
Como explicou a pró-reitora Neiva Araujo, o processo de licitação para compra de equipamentos, por previsão legal, somente pode ser aberto após a conclusãodo prédio. Agora a prioridade é realizar a licitação para a aquisição de equipamentos e todo o instrumental necessário para o funcionamento RU, e sua instalação. A contratação da prestação de serviços para gerir o RU também demanda um processo público, e somente poderá ser iniciado quando os equipamentos estiverem instalados. A previsão, apresentada pelo vice-reitor, é de que, não havendo novas surpresas nos processos de contratação, tudo esteja concluído até o meio do ano de 2023. “Não são processos simples, e por envolverem recursos públicos, devem ser geridos com o maior cuidado possível”, explicou o vice-reitor.
Já o pró-reitor George Queiroga explicou que tanto a obra do RU em Porto Velho, como várias outras obras que estavam paralisadas em campi do Interior do Estado, apenas puderam ser retomadas depois da confirmação de emendas parlamentares garantidas pela bancada federal de Rondônia após solicitações da Reitoria da UNIR. “A reitora Marcele Pereira tem a busca por recursos extraorçamentários como prioridade, pois somente com o orçamento normal da UNIR não haveria como avançar em nenhuma das obras, e nem na aquisição dos equipamentos para o RU”, disse, explicando que os recursos de capital da UNIR destinados para aquisição e investimentoforamapenas R$ 1,2 milhão em 2021, o que representa uma queda significativa em comparação ao montante que havia disponível em 2014: R$ 30 milhões.
O pró-reitor ainda acrescentou que os recursos oriundos das emendas parlamentares, e que estavam confirmados na LOA de 2022, foram disponibilizados para execução orçamentária e financeira da UNIR apenas na sexta-feira, 13 de maio 2022. Agora, com o montante de recursos destinados à UNIR definido, o orçamento final será submetido à aprovação pelo Conselho Superior de Administração (Consad) da Universidade.
Próximos passos – Após os esclarecimentos sobre os trâmites e ações ainda necessárias até a entrega do RU à comunidade acadêmica, especialmente quanto à exigência da inteira conclusão de uma etapa para então dar formalmente início à seguinte, a gestão da UNIR garantiu que fará o necessário para aprovar nos Conselhos Superiores a alocação dos recursos o mais breve possível, inclusive propondo a antecipação da sessão ordinário do Consad, atualmente prevista para o final de junho. Do mesmo modo, a instrução dos processos referentes à terceira etapa para a entrega do RU deve ser antecipada, para que a sua formalização seja realizada tão logo a segunda etapa esteja concluída.
A Reitoria da UNIR também se comprometeu a fazer atualizações sobre as obras dos prédios dos Espaços de Vivência de Rolim de Moura, Cacoal e Ji-Paraná, que estão na fase final e devem ser entregues em breve. Além disso, repassou para os representantes do DCE os contratos de reprografia e das cantinas do Campus de Porto Velho, para que possam acompanhar os critérios sob os quais os serviços são prestados.