Publicada em 13/05/2022 às 09h42
Cerca de 320 servidores da rede municipal de saúde receberam capacitação em segurança do trabalho. A ação ocorreu entre os dias 9 e 12 de maio por meio da Divisão de Acompanhamento da Saúde do Servidor e Segurança do Trabalho (DIAST).
Os servidores pertencem a 14 unidades da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), a exemplo das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), Policlínicas Ana Adelaide e José Adelino da Silva, Unidades Básicas de Saúde (UBS), além da Maternidade Mãe Esperança, do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), do Centro de Especialidades Médicas (CEM) e de servidores que atuam na sede da Semusa.
Durante o evento, diversas palestras e capacitações sobre segurança do trabalho ocorreram, contando com várias instruções sobre a comunicação de acidente, uso correto dos Equipamentos de Proteção Individual (EPI) e Coletiva (EPC), prevenção e combate à incêndio, bem como noções básicas de primeiros socorros e organização do trabalho, explanando o programa 5S.
O objetivo do treinamento foi instruir também sobre a prevenção de doenças por rotinas de trabalho, sensibilização da importância da prevenção e cuidados com a saúde nos ambientes de trabalho.
A Secretaria Municipal de Administração (Semad) afirma que as atividades, realizadas pela Coordenadoria de Saúde Ocupacional (CSO), seguirão seu plano estratégico, cumprindo as metas estabelecidas e contemplando os servidores municipais com treinamentos, instruções e capacitação, voltadas à saúde e bem-estar do servidor.