Publicada em 27/05/2022 às 09h27
O Sistema Diretivo do Sintero, composto pela Diretoria Executiva, Diretorias Regionais e Conselho Fiscal, se reúne nos dias 25, 26 e 27 de maio em Porto Velho para discutir sobre as principais reivindicações dos trabalhadores e trabalhadoras em educação e para traçar novas estratégias de luta em favor da categoria.
Entre os temas da pauta estão: negociações com o Governo Estadual e Municipais, Piso do Magistério, valorização dos técnicos e técnicas educacionais, Transposição, Fundeb, ações judiciais, entre outros.
De acordo com a presidenta do Sintero, Lionilda Simão, a atividade tem como principal objetivo identificar as principais demandas da categoria, fazer as discussões de ideias, apontar e encaminhar sugestões para o enfrentamento dos retrocessos.
No último dia da reunião do Sistema Diretivo foi apresentado a prestação de contas do sindicato.
“Nos últimos anos, a Educação Pública foi uma das áreas mais atingidas com o corte de verbas, com projetos danosos e que representam a total precarização da ciência e do ensino público. Do mesmo modo, os trabalhadores e trabalhadoras em educação são alvos de medidas consideradas como retrocessos aos seus direitos trabalhistas. Logo, momentos como estes são indispensáveis para que possamos alinhar nossas ações”, disse Lionilda Simão, presidenta do Sintero.