Publicada em 21/05/2022 às 09h32
Um resgate da paixão. A torcida do União Cacoalense deixou sua marca durante a temporada. Nos últimos jogos em casa. Uma média de duas mil pessoas fizeram parte da massa verde que cobriu as arquibancadas de Rondônia. Torcedores de todas idades. André Luiz Pacheco é um dos jovens que aderiram ao clube.
– Vamos, União! Torcedor de verdade nunca abandona o time, nem na vitória e nem na derrota. A derrota de ontem só serviu para aumentar o amor da torcida. Estamos junto União e até a próxima – disse André Luiz Pacheco, torcedor mirim.
Tanto nos jogos no estádio Aglair Tonelli, em Cacoal, como nas viagens fora de casa, a torcida esteve presente. Em campo, o clube segue o jejum de 18 anos sem conquistar a competição. Mas, nessa temporada, pode faturar a taça do returno do campeonato. Motivos para Wilsinho, presidente do Esquadrão da Raposa, ver evolução.
– A gente sabe que o time vem numa crescente. O time vem evoluindo nesses anos, independente de qualquer questão envolvendo diretoria, envolvendo bastidores do clube. Mas até 2019 nós estávamos a vários anos sem participar do estadual, entramos no estadual, participamos. 2020 já chegamos numa semifinal. 2021 nos classificamos pra final mas acabamos perdendo nos bastidores e 2022 chegamos na final. A torcida consegue manter vivo o sonho do tricampeonato e é assim que vamos nos motivar para em 2023 estarmos mais uma vez acompanhando o União Cacoalense – analisa.
Campeão em 2003 e 2004, na ultima edição do Campeonato Rondoniense. O time mostrou força, garra e determinação. foi até a final. Lutou e fez 13 gols ao total. O torcedor foi fator fundamental nisso, segundo Fellipe Arteaga, psicólogo esportivo.
– E a equipe está de parabéns e o torcedor precisa entender isso. Precisa entender que a equipe se esforçou para chegar a final, e se chegou a final, chegou graças ao apoio da torcida. A torcida que foi ao estádio, a torcida que lotou o estádio, que pode comparecer e pode acompanhar a equipe durante todo esse campeonato, fazendo com que o clube acabasse conquistando um título de turno. O que é algo muito importante e que garantiu a ele uma vaga na final.
A torcida percebe o engrandecimento do clube, principalmente nessas últimas duas temporadas. Fazendo assim, com que o estádio encha mais e a torcida fique mais confiante no projeto, no clube e principalmente naquela equipe que está jogando. A torcida é uma extensão do clube, fora de campo, empurrando o time, apoiando o time. Fazendo com que esse time acabe gerando mais dinheiro e consequentemente trazendo melhores jogadores, fazendo melhores contratações. Contratações de peso, como é no caso do União Cacoalense
— Fellipe Arteaga
O que fica na memória são os bons e maus momentos da ultima temporada e o cântico: “O União voltou”. Além da festa verde até a próxima competição.