Publicada em 17/05/2022 às 14h47
Desistências - As eleições gerais de outubro próximo, quando não estarão em disputa somente os cargos de prefeito, vice e de vereadores, vários nomes expressivos já anunciaram, que estão fora, antes mesmo das convenções partidárias para escolha dos candidatos, que ocorrerão de 20 de julho a 5 de agosto. Estamos a menos de cinco meses das eleições de primeiro turno (2 de outubro) e nomes como do prefeito de Porto Velho, reeleito em novembro de 2020, Hildon Chaves (PSDB) está fora da disputa. Esta semana uma das mais destacadas lideranças do interior do Estado, Jesualdo Pires, que já foi deputado estadual e prefeito em dois mandatos seguidos de Ji-Paraná, anunciou esta semana, que “pendurou as chuteiras” na política.
Júnior – No último final de semana o PL, dirigido no Estado pelo senador Marcos Rogério, que é pré-candidato a governador promoveu reunião em Ji-Paraná fomentando a filiação partidária. Um dos aliados de Rogério, o ex-senador Expedito Júnior, liderança política consolida no Estado esteve prestigiando o encontro do PL. Júnior é filiado ao PSD e apoia Rogério na caminhada rumo ao governo do Estado. Ele tem o aval do senador, mesmo sendo de outro partido, para uma pré-candidatura ao Senado, na única das três vagas que estarão em disputa. Como o PL tem o empresário Jaime Bagattoli como pretendente a disputar o cargo, Júnior teria declarado, publicamente, que se necessário for, abrirá mão de uma pré-candidatura ao Senado em favor de Bagattoli, desde que Rogério, seja beneficiado eleitoralmente. Caso Expedito abra mão de concorrer, teremos três nomes bons de voto fora das eleições deste ano: Jesualdo, Expedito e Chaves. Por enquanto.
Repercussão – Repercutiu de maneira positiva a entrevista do secretário de Estado de Agricultura, Janderson Dalazém ao programa “Brasil Rural” da Rádio Nacional de Brasília com abrangência em todo o território brasileiro e no exterior, na segunda-feira (16) relatando os preparativos avançados e expectativas para a 9ª Rondônia Rural Show, bem como a presença confirmada de 8 delegações estrangeiras ao evento. O secretário frisou, que mais de 400 empresas ligadas ao agronegócio estarão expondo, bem como mais de 100 agroindústrias ligadas a agricultura familiar. O jornalista, Luciano Barroso, apresentador do “Brasil Rural” rasgou elogios aos organizadores do evento, que acontecerá em Ji-Paraná no período de 23 a 28 deste mês.
Atestados – Preocupante a informação do presidente do Conselho Federal de Medicina (CFM), médico Hiran Gallo, de Rondônia, que 70% dos atestados médicos são falsos. Segundo ele, a situação não é provocada por profissionais de medicina, mas por organizações criminosas, que atuam no país. Em Rondônia a situação não difere da denúncia de Hiran Gallo, pois recentemente a Prefeitura de Porto Velho convocou a polícia, para investigar apresentação de laudos médicos falsos, para que mototaxistas obtenham a renovação da licença municipal. Na capital a situação está sendo investigada desde segunda-feira (16), para esclarecer denúncias de fraudes pela Secretaria Municipal de Trânsito (Semtran).
Pastagens – A Associação dos Criadores de Colorado do Oeste com apoio da Assembleia Legislativa (Ale) teve como atração principal na edição do 6º Dia de Negócio a palestra do agrônomo Wagner Pires, com o tema “Formação, Manejo e Recuperação de Pastagem”, onde o renomado técnico falou sobre o combate eficiente às pragas. Pires é considerado o maior especialista sobre pastagens no Brasil e durante dois dias falou para cerca de 400 pessoas. A vinda de Wagner Pires a Colorado do Oeste ocorreu, tendo a colaboração de a Ale-RO, presidida pelo deputado Alex Redano (PRB-Ariquemes) na presidência. Os participantes da palestra receberam certificados de conclusão expedidos pela Escola do Legislativo (EL), mantida pelos deputados e comandada pelo diretor-geral, Fábio Ribeiro, que esteve participando do encontro com a sua equipe técnica.
Respigo
Muitas reclamações de usuários do transporte coletivo urbano de Porto Velho, explorado pela empresa JTP Transportes, pelo tratamento inadequado, grosseiro, torpe, de a maioria dos profissionais (sic), no caso os motoristas que também são cobradores. A maior parte deles não atende os sinais de paradas e, quando se pede uma informação o usuário recebe uma série de impropérios +++ Estão sendo levantados os nomes, horários, ônibus (a ignorância é maior nos micros) para que gerentes, fiscais, chefes tomem providências e também a Semtran. Será que esses ignorantes não sabem que o patrão deles é o povo, que paga a passagem e garante os recursos financeiros para quitar os salários ao final de cada mês? +++ Muita gente encapotada em Porto Velho na manhã de hoje (16), quando os termômetros marcavam 23 graus. Mas na madrugada a mínima foi de 19 graus, frio para o portovelhense +++ Impressiona o volume de recapeamento asfáltico em Ji-Paraná, trabalho realizado pelo Departamento de Obras, através do programa Poeira Zero, que prevê 65 mil metros de recapeamento até o final deste ano. Com os 35 mil já concluídos será atingida a meta de 100 quilômetros de revitalização asfáltica, organizada pelo governo do prefeito Isaú Fonseca (MDB).