Publicada em 24/06/2022 às 17h01
O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Cacoal, realiza mais uma ação voltada ao café. Juntamente com as empresas colombianas Kept Cofee e Finca El Paraíso, o campus irá efetuar a implementação de uma unidade de fermentação de café em tanques, novidade no Brasil.
A parceria tem por objetivo o estabelecimento de um programa de ampla cooperação e intercâmbio científico e tecnológico, abrangendo atividades de ensino, pesquisa e extensão, com o apoio à elaboração e à execução de projetos sociais, desenvolvimento, formação e treinamento de recursos humanos, absorção e transferência de tecnologias, prestação de serviços tecnológicos e realização de estágios. A cooperação também prevê uma capacitação dos discentes e servidores visando a expansão e replicação do conhecimento para a comunidade e produtores da região.
O Diretor-Geral do Campus Cacoal, Davys Sleman de Negreiros, ressalta que “essa parceria servirá como uma vitrine onde os produtores poderão adquirir conhecimentos e testes permitindo que os mesmos tenham a oportunidade de implementarem o sistema nos processos de fermentação do café na região”. A Colômbia está entre os países que possuem experiência no processo de fermentação do café, essa parceria amplia a troca de informações entre os pesquisadores do IFRO e as empresas parceiras.