Publicada em 10/06/2022 às 10h17
Vilhena foi sede recentemente da Oficina Regionalizada de Capacitação no Sistema E-SUS, realizada por técnico do Governo Federal, no auditório da cooperativa de crédito Sicoob Credisul. Cerca de 60 servidores da Saúde de Vilhena e região participaram dos cinco dias de programação. O objetivo foi treinar os profissionais na utilização do software para que os dados de atendimentos sejam inseridos corretamente em busca de melhorar indicadores dentro do programa Previne Brasil, que vincula repasses do Ministério da Saúde para as Prefeituras à eficiência da Atenção Básica.
“Essa oficina foi voltada para médicos, enfermeiros, agentes comunitários de saúde e também para a gestão, tanto os coordenadores de Atenção Básica e secretários municipais. Recebemos pelo menos um agente de saúde de cada município do Cone Sul. Essa capacitação foi facilitada pelo técnico do Sisab, Benito Bonfim, que é o agente de capacitação do Cone Sul. O intuito é capacitar os servidores a alcançar os indicadores do Previne Brasil”, explicou o Coordenador de Atenção Básica, Clair Cunha.
Sisab (Sistema de Informação em Saúde para a Atenção Básica) é o programa de computador que garante a alimentação do banco de dados dos postos de saúde e outras unidades da rede básica com o objetivo de o Governo Federal realizar o financiamento adequado de cada município conforme a quantidade e qualidade dos atendimentos. Através dele também é possível aderir a programas e estratégias da Política Nacional de Atenção Básica.
O secretário municipal de Saúde, José Aparecido, explicou a importância de alcançar esses indicadores, que são essenciais para que a Atenção Primária receba repasses do Governo Federal. “Muitos não entendem a importância de capacitações desse tipo, do Governo Federal, para os munícipios. Gerir de forma correta o fluxo de informações é extremamente importante. É preciso alcançar sete indicadores no Previne Brasil, pois são eles que vão definir os valores que o Governo Federal vai repassar para cada cidade. Vilhena tem investido em capacitação e gestão para o alcance dos indicadores, são metas em sete áreas que a cidade precisa alcançar”, explica.
Os sete indicadores da última portaria do Previne Brasil ficaram definidos como:
1 - Proporção de Gestantes com pelo menos seis consultas de pré-natal realizadas
2 - Proporção de gestantes com teste de sífilis e HIV
3 - Proporção de gestantes com atendimento odontológico
4 - Proporção de mulheres com coleta de citopatológico no APS
5 - Proporção de crianças de 1 ano de idade vacinadas na APS contra difteria, tétano, coqueluche, hepatite B e infecções causadas por Heamophilus
6 - Proporção de pessoas com hipertensão, com consulta e pressão arterial aferida no semestre
7 - Proporção de pessoas com diabetes, com consulta e hemoglobina glicada solicitada no semestre
Mais informações sobre Saúde podem ser conseguidas pelo WhatsApp institucional 3322-2945.