Publicada em 09/06/2022 às 10h18
Construído de maneira conjunta por servidores da Prefeitura de Vilhena, Câmara Municipal de Vereadores e do Sindsul (Sindicato dos Servidores Municipais do Cone Sul de Rondônia), o Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração (PCCR) foi elogiado pela maioria dos vereadores no início desta semana durante sessão, enquanto também anunciaram que apresentarão propostas de alteração no projeto.
A vice-prefeita Patrícia da Glória participou da sessão e fez parte da mesa diretora a convite dos vereadores. Em suas falas, boa parte dos parlamentares expressaram comemoração através da tribuna do plenário pelas melhorias salariais importantes que os servidores.
O presidente da Câmara, Ronildo Macedo, enfatizou a importância da legislatura anterior para os resultados de hoje. “É motivo de muita alegria estar lendo o projeto do Plano, que é muito esperado. Vocês podem ter certeza que têm 100% do meu apoio para aprovar o mais rápido possível. Parabenizo o Executivo pela coragem de fazer a correção do IPTU para que fosse possível hoje estarmos valorizando o servidor municipal. A Cosip também foi reajustada e hoje vemos lâmpadas de LED sendo instaladas. Isso é para gestor que tem coragem, bem como os vereadores que apoiaram, alguns dos quais chegaram a perder mandatos por isso”, disse Ronildo Macedo.
Pedrinho Sanches também comentou a felicidade de aprovar o PCCR. “Este é o terceiro plano que ajudo a aprovar em minha carreira de sete mandatos que tenho. Nas vezes que mandamos de volta para o Executivo é porque queríamos melhorias aos servidores. Quero que saia da melhor maneira possível”, disse o vereador.
“O PCCR acarretou em muito serviço positivo a todos nós. Fizemos audiências com servidores e ouvimos as classes. Não é o PCCR ideal, mas é o PCCR que as pessoas precisam e querem no momento. Tenho emendas a apresentar e a necessidade é grande, com urgência também. É um momento importante e feliz para todos. Temos que parabenizar esta Casa e todos os do Poder Executivo que participaram da elaboração, porque sei que não é um projeto fácil”, assegurou o vereador Dhonatan Pagani.
A Professora Vivian destacou que mais benefícios aos servidores são necessários e chamou os servidores para a sessão de quinta-feira, 9 de junho, às 19h30. “Enquanto vereadora e professora eu não poderia deixar de falar sobre o PCCR. Na quinta-feira, quando estivermos aprovando, porque vou estar para aprovar e dar meu apoio, mas infelizmente tem coisas que precisam ser modificadas e melhoradas, conto com os servidores novamente na sessão extraordinária para a nossa aprovação do PCCR”, disse a vereadora.
O vice-presidente da Câmara, Samir Ali, ressaltou o papel do sindicato dos servidores. “Quero parabenizar o Sindsul. Acho que o tempo vai ser o melhor remédio para curar algumas injustiças a vocês. Sou prova viva do quanto vocês batalharam para que esse plano fosse realidade. A sabedoria ensina a abrir mão de algumas coisas para que algumas coisas se concretizem. Queremos fazer da melhor forma possível, não queremos atrapalhar. A gente fica feliz e honrado de fazer parte disso, com luta e espera, com pandemia e agora estamos parabenizando o prefeito e o Executivo. Com certeza vai virar realidade”, afirmou.
“Com certeza precisamos fazer a sessão à noite para que possamos aprovar o Plano. Só tenho que agradecer a Deus para não prorrogar muito”, disse o vereador Zé Duda.
O policial civil e vereador Wilson Tabalipa lembrou que a elaboração do plano já acumula vários anos. “Esse plano tem quase já 4 anos, devido à pandemia. Quero parabenizar a Celuta e o Jovino pelo trabalho no Plano, o Sindicato pelo trabalho também e agora estamos na reta final desse projeto, apesar de alguns tropeços. É com muita alegria que esse Plano vem para a Casa para quinta-feira à noite aprovarmos”, destacou.
“Na quinta-feira, 9 de junho, às 19h30, venham assistir à sessão. Que seja aprovado o Plano, mas com cautela, porque foi trabalhado vários anos. Temos um novo sindicato que também luta por melhorias e, de fato, temos que melhorar muitas áreas, mas esse já é um começo que vai ajudar muita gente. Vamos continuar trabalhando para beneficiar outros setores”, completou o vereador e policial militar Sargento Damassa.
Zezinho da Diságua, Clérida Alves, Ademir Alves, Nica Cabo João e Zeca da Discolândia também se manifestaram nas últimas semanas pelas redes sociais, em reuniões com o Executivo e demais encontros com as classes de servidores demonstrando apoio ao Plano e mais melhorias aos servidores municipais, que neste projeto receberão R$ 32,6 milhões a mais de investimento anual do que atualmente. Cerca de 60% desse montante será destinado à Educação, em especial ao Magistério, que receberá reajuste de seu piso salarial conforme lei federal.