Publicada em 03/06/2022 às 11h17
O cenário meteorológico demonstra que junho concentrará chuvas um pouco acima da média. Nesse contexto, estão as temperaturas que poderão se apresentar abaixo das medias normais. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), destaca também os maiores acumulados pluviométricos, com valores entre 70, 80 e 125 mm aguardados para as regiões Norte e Sul, a partir de 07 e 15 de junho.
Rondônia e estados vizinhos serão atingidos por fortes ondas de ar polar, o que significa a presença recorrentes das famosas friagens, inclusive a terceira delas prevista para chegar na primeira semana deste mês.
Outra razão para ficar alertar são com os termômetros. De acordo com o especialista de [O Tempo Aqui], Davi Friale, eles podem apresentar mínimas variando entre 7,8ºC, 9 e 12ºC.
As tendências para temperaturas tão baixas e a ocorrência de chuvas podem, segundo o meteorologista ser analisadas pelo comportamento “atual da atmosfera, na América do Sul e na Antártica. Outro ponto é quanto ‘as temperaturas das águas superficiais do oceano Atlântico”, explica.
Junho também marca o começo do inverno onde os dias passam a ser mais curtos e as noites mais longas. Com informações do Inmet e de O Tempo Aqui.
Por Emerson Barbosa