Publicada em 18/06/2022 às 09h58
Ao menos 41 pessoas morreram devido às fortes enchentes causadas pelas chuvas de monção que atingem parte do nordeste de Bangladesh e da Índia. As autoridades informaram neste sábado (18) que milhões de pessoas ficaram ilhadas por conta das inundações.
As enchentes são recorrentes em Bangladesh neste período do ano devido às monções, fenômeno que causa chuvas torrenciais. No entanto, a frequência e a violência dessas inundações têm se intensificado por conta da crise climática mundial.
Soldados foram enviados para a região nordeste do país para ajudar a retirar os habitantes isolados. As escolas foram transformadas em abrigos de emergência para receber os milhares de desabrigados.
“Nosso vilarejo está completamente debaixo d’água desde sexta-feira pela manhã e ficamos presos”, conta Lokman, um jovem de 23 anos que mora em Companyganj.
“Esperamos o dia inteiro ajuda no telhado de nossa casa, e um vizinho veio nos salvar com um bote. Minha mãe diz que nunca na vida viu uma enchente dessas”, destaca o jovem desabrigado.
Sem comida
Resgatada das inundações, Asma Akter conta que sua família está sem comer há dois dias. “A água subiu tão rápido que não pudemos levar nada conosco. Como podemos cozinhar quando tudo ficou embaixo d’água?”, se desespera.
Entre os mortos, muitas vítimas foram levadas pela força das enchentes ou soterradas por deslizamentos de terra, principalmente na cidade portuária de Chittagong.
O grande número de raios durante as tempestades provocou mortes, entre elas as de dois adolescentes de 12 e 14 anos na pequena cidade de Nandail.
As inundações tomaram ainda vilarejos do nordeste da Índia nos últimos cinco dias, na região de Meghalaya, onde foram registradas outras 16 mortes.
Chuvas voltaram neste sábado
A água ainda tomava as ruas de boa parte do nordeste de Bangladesh quando voltou a chover neste sábado. Quase toda a região está sem eletricidade.
“A situação é ruim. Mais de 4 milhões de pessoas foram atingidas pelas enchentes”, afirmou o chefe de governo da região de Sylhet, Mosharraf Hossain.
A previsão meteorológica aponta para mais dois dias de chuvas torrenciais sobre esta área e o nordeste da Índia.
As enchentes devastadoras desta semana atingem uma região que tentava se recompor das consequências de uma inundação recorde no mês passado, quando dez pessoas morreram e mais de 4 milhões foram afetadas.