Publicada em 04/06/2022 às 11h10
A frase “o tempo é o Senhor da razão”, de autor desconhecido é muito válida na política de Rondônia. Várias lideranças políticas, que marcaram época, muitas com ações positivas e outras negativas, mas que deixaram um legado na difícil missão no exercício de um cargo público-eleitoral, que é delegado pela população, através do voto direto.
Políticos com passagens marcantes na política regional estão hoje fora das eleições de outubro próximo. Alguns por questões judiciais, impedimentos legais; outros por opção ou por ter a certeza de ter cumprido com sua missão. Vamos enumerar alguns nomes, que estão nas páginas da história do jovem e sempre crescente Estado de Rondônia e, lógico, vários ficarão de fora, porque é impossível lembrar de todos, mas certamente os principais estão na relação
O ponto de partida é a capital, Porto Velho, onde mais de 330 mil eleitores tiveram condições de votar nas eleições de prefeito e vereador de 2020, número que será superior nas eleições gerais de outubro próximo, quando serão eleitos presidente da República e governadores com os respectivos vices, uma das três vagas de cada Estado e do Distrito Federal ao Senado, além de deputados federais e estaduais.
O ex-deputado federal e prefeito da capital José Guedes, um dos fundadores do diretório nacional do PSDB abre a lista. Há tempo não participa diretamente dos processos eleitorais.
A lista em Porto Velho é grande. Ex-prefeito Roberto Sobrinho, ex-deputada estadual Epifânia Barbosa, ex-vereador, ex-deputado estadual e ex-presidente da Assembleia Legislativa (Ale), Valter Araújo, ex-vereador e ex-deputado estadual Eliseu da Silva o ex-deputado estadual Heitor Costa.
Em Ji-Paraná, segundo maior colégio eleitoral do Estado temos nomes expressivos que estão fora do processo político, como o ex-vereador e ex-prefeito (três mandatos) da Capital da BR, ex-deputado estadual, deputado constituinte, ex-governador e ex-senador, José Bianco, um ícone da política regional.
O ex-deputado estadual e ex-prefeito (dois mandatos seguidos), Jesualdo Pires optou recentemente por ficar fora da política. Sem dúvida não somente a região central, mas o Estado perdeu com o anúncio recente de Jesualdo, que não disputará mais cargos eletivos.
Ainda de Ji-Paraná temos o ex-deputado estadual Euclides Maciel, o ex-vereador, ex-deputado estadual e ex-secretário de Estado, Leudo Buriti e Renato Veloso, deputado em várias legislaturas.
De Vilhena os irmãos Donadon. Marcos, ex-deputado estadual e ex-presidente da Ale-RO; Melki, ex-prefeito de Colorado do Oeste e de Vilhena, e Natan, ex-deputado federal. A bela Vilhena também tem fora do atual processo político o advogado, ex-secretário de Estado e ex-deputado estadual Nilton Schramm.
De Jaru temos Silvernani Santos, ex-deputado estadual e ex-presidente da Ale-RO e o ex-deputado estadual Amauri da Muleta.
O ex-deputado estadual de vários mandatos e ex-presidente da Ale-RO, Carlão de Oliveira é de Alta Floresta e de Machadinho do Oeste destaque para o ex-deputado estadual e ex-presidente da Ale-RO, Neodi de Oliveira.
Ariquemes tem um bom número de ex-deputados estaduais como Daniela Amorim, que também foi prefeita, Altair Schons, Donizeth José, além do ex-prefeito, empresário Márcio Raposo.
O empresário Divino Cardoso administrou Cacoal em dois mandatos, e continua sendo uma liderança regional das mais respeitadas pelos seus posicionamentos importantes na defesa dos interesses da Capital do Café. Cacoal já teve os deputados estaduais Valdivino Tucura, Neri Firigolo e Sueli Aragão, que também foi prefeita, além de o ex-deputado federal de vários mandatos, Nilton Capixaba.
Augusto Plaça de Pimenta Bueno marcou época na Assembleia Legislativa e como prefeito de sua cidade em mais de um mandato. Kaká Mendonça é outra liderança regional, além da ex-deputada estadual Juliana Roque e do seu marido, Cleiton Roque, ex-deputado estadual.
Ouro Preto do Oeste tem um número considerável de ex-deputados estaduais como Ronilton Capixaba, Haroldo Santos, Jacson Testoni e Marcelino Tenório.
O ex-prefeito, ex-governador e ex-senador Ivo Cassol é uma das lideranças do Estado com domicílio eleitoral em Rolim de Moura, onde foi prefeito. Seu irmão, César, passou pela Ale-RO e foi prefeito de Rolim.
Outra liderança regional é o ex-deputado estadual Dedé de Melo, com vários mandatos na Casa do Povo.
Muita gente ficou de fora, pois é impossível enumerar a todos, mas uma boa parte dos políticos de Rondônia está relacionada.