Publicada em 21/06/2022 às 13h03
O projeto de sinalização turística para 22 municípios de Rondônia foi concluído pela Secretaria de Estado de Obras e Serviços Públicos – Seosp. A demanda, solicitada pela Superintendência Estadual de Turismo de Rondônia – Setur, tem o intuito de indicar os atrativos turísticos do Estado e orientar os usuários turistas a atingirem os destinos pretendidos. O projeto contempla toda a diagramação de placas para a identificação de cada local, sejam eles, patrimônios arquitetônicos, cultural e natural.
“A sinalização turística é fundamental para avisar quanto à localização dos atrativos de cada cidade. Não só direcionar, como também, orientar sobre os melhores acessos, facilitando o deslocamento e assegurando ao motorista o fluxo com mais segurança. Contribuindo, assim, para a divulgação das informações acerca do patrimônio, belezas naturais e culturais, como também à expansão da atividade turística dentro do Estado”, explicou o superintendente da Setur, Gilvan Pereira Junior.
Foram obedecidas às leis do Código de Trânsito Brasileiro – CTB e suas Resoluções, conforme projeto, tendo por base o Guia Brasileiro de Sinalização Turística – GBST, seguidas as Normas Técnicas Brasileiras da ABNT, pertinentes à sinalização. Como por exemplo, a velocidade das vias, placa de faixa de pedestres, cruzamentos, rotatórias, trevos, curvas, entre outros.
Serão cerca de 484 placas que irão sinalizar os pontos turísticos dos municípios de Porto Velho, Ji-Paraná, Ariquemes, Vilhena, Cacoal, Guajará-Mirim, Pimenta Bueno, Ouro Preto do Oeste, Espigão do Oeste, Nova Mamoré, Candeias do Jamari, Alta Floresta d’Oeste, São Miguel do Guaporé, Alto Paraíso, São Francisco do Guaporé, Presidente Médici, Costa Marques, Campo Novo de Rondônia, Nova União, Cacaulândia, Cabixi e Pimenteiras do Oeste. Foi investido o montante de R$ 655.560,00 (seiscentos e cinquenta e cinco mil e quinhentos e sessenta reais), na confecção das placas turísticas.
Exemplo de placas de turismos que serão implantadas em 22 município do Estado
Para realização do projeto de sinalização foi firmada uma parceria via termo de cooperação entre a Seosp e a Setur para o levantamento de informações e instalação das placas turísticas.
“A parceria entre a Seosp e a Setur, é de grande valia para o sucesso do projeto, sendo assim a Setur entrou com a parte de detalhamento de informações e a Seosp com todo levantamento técnico, fiscalização da instalação e elaboração das placas, bem como encarregar engenheiros e arquitetos para a formatação das placas e finalização do projeto de instalação em cada município”, destacou Gilvan Pereira.
O titular da Seosp, Erasmo Meireles e Sá ressalta que a equipe atendeu de imediato a solicitação da Setur para contribuir com o turismo no Estado. “Rondônia tem em seu território, uma área com potencial turístico cultural, de consumo, negócio e rural. Quando recebemos a solicitação da Setur, prontamente nossa equipe se dedicou por entender a importância de tornar esses locais mais visíveis e melhorar o visual no entorno dessas atrações”, disse.