Publicada em 29/06/2022 às 09h52
Com o objetivo de conciliar a sustentabilidade e desenvolvimento da região amazônica, a Prefeitura de Porto Velho participou, nesta terça-feira (28), da solenidade de apresentação do projeto da Zona de Desenvolvimento Sustentável (ZDS) Abunã-Madeira.
Representando o prefeito de Porto Velho, o assessor executivo da Secretaria Geral de Governo (SGG), Fabricio Jurado, falou do papel do município nas discussões do projeto.
“Porto Velho é a maior capital do Brasil em extensão territorial, maior que muitos países como a Bélgica e Israel. Por isso, concentramos aqui importantes unidades de conservação e uma intensa atividade agropecuária. O desafio de hoje, e dos próximos anos, será conciliar esse desenvolvimento com a sustentabilidade. E a atual gestão municipal já vem trabalhando nisso”, afirmou.
A proposta da ZDS Abunã-Madeira é planejar um conjunto de ações multisetoriais que buscam promover a sustentabilidade ambiental por meio do desenvolvimento socioeconômico da região. O projeto nasce de uma iniciativa do setor privado e recebeu apoios dos governos dos estados do Acre, Amazonas e Rondônia.
Para isso, há uma articulação entre especialistas da Superintendência de Desenvolvimento da Amazônia (Sudam), da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e da Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa).
O evento de abertura aconteceu no período da manhã no Teatro Guaporé. À tarde, o grupo participa de uma reunião técnica de alinhamento entre as prefeituras e os parceiros no auditório da Embrapa.